Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Até então o grande protagonista da Seleção Brasileira, Neymar pode ficar de fora da próxima Copa | Lucas Figueiredo/CBF
Perto da Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México, a presença de Neymar ainda é incerta. Fora das convocações em 2024 e 2025, o camisa 10 ainda sonha com a vaga entre os selecionados.
Continua depois da publicidade
Até então o grande protagonista da Seleção Brasileira, caso Neymar fique de fora, não seria uma novidade. Grandes jogadores, inclusive com idades semelhantes a que Neymar chegará no próximo Mundial, e que também atuavam no Brasil, já acabaram de fora de outras Copas.
Abaixo, relembre algumas das trajetórias de jogadores históricos brasileiros que não foram convocados para um Mundial.
Mesmo aos 34 anos, o baixinho Romário, herói da Copa de 1994, chegava como um forte candidato a disputar o Mundial de 2002. Foram 65 gols pelo Vasco em 2000, com título do Brasileirão, além de mais 40 tentos anotados em 2001.
Continua depois da publicidade
Chegou a se emocionar em coletiva às vésperas da convocação final e contou com o apoio do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, mas acabou de fora, com Ronaldo sendo a aposta e grande craque do pentacampeonato.
Com 27 anos, o atacante havia forçado a saída da Inter de Milão (Itália) e retornado ao Flamengo, em 2009. Foi artilheiro, Bola de Ouro (melhor jogador) e campeão do Brasileiro pelo Flamengo neste ano, seis meses antes da Copa do Mundo de 2010.
Chegou a retomar para a Seleção Brasileira, mas, após episódios de indisciplina como noites passadas em casas noturnas e problemas com o alcoolismo, perdeu a vaga entre os selecionados para o Mundial.
Continua depois da publicidade
Chegando na época do Mundial com 33 anos, a contratação bombástica do Corinthians para a temporada, Ronaldo Fenômeno enfrentava desconfiança de uma parte da mídia por estar acima do peso e lutando contra lesões. Em campo, respondeu bem: foram 23 gols na temporada de 2009, sendo campeão do Paulistão e da Copa do Brasil.
Com o bom desempenho pelo Timão, torcedores passaram a pedir seu retorno à Amarelinha, mas o então treinador Dunga preferiu levar outras opções.
Também aos 33 anos e após uma passagem um pouco decepcionante no Flamengo, Ronaldinho Gaúcho havia feito uma boa temporada pelo Atlético Mineiro em 2012. Na temporada seguinte, evoluiu ainda mais: foram 17 gols e 14 assistências, com o Galo sendo campeão da Copa Libertadores, com Ronaldinho como um dos principais destaques.
Continua depois da publicidade
O jogador chegou a jogar pela Seleção ainda em 2013, contudo, segundo informações de Jorge Kajuru, o técnico Felipão se incomodou com um ato de indisciplina do meia, que acabou cortado da lista da Copa do Mundo de 2014.
Maior artilheiro da história da Canarinho, Neymar chegará na Copa de 2026 com 34 anos e tendo sido ausência em dois anos seguidos por lesões ou opção técnica.
Em outubro de 2025, o jogador completou dois anos sem atuar pela Seleção. Em 2025, buscou um retorno ao Santos para tentar recuperar a sequência em campo e retomar o protagonismo no selecionado brasileiro. Até a produção desta matéria, são seis gols e três assistências neste ano.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade