últimas notícias

SAIBA MAIS

Natureza pura

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães tem uma função muito nobre: a de proteger a vegetação, fauna e rios da região. Ele foi criado, no século 20, justamente para conter a degradação ambiental das nascentes e do ecossistema local.
Há vários voos direto de São Paulo para o aeroporto de Chapada dos Guimarães. Já para chegar ao parque, as melhores opções são alugar um carro ou solicitar um por aplicativo, visto que do aeroporto até a entrada do parque são 11 km de distância, pela rodovia Emanuel Pinheiro.
Embora a maioria das atrações do parque tenha acesso livre, alguns locais só devem ser visitados com o auxílio de um guia credenciado e agendamento prévio. O site do parque (www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes) tem todas as informações sobre quais atrações estão abertas, como fazer o agendamento e os horários de visitação.
Ao andar pelo parque, não esqueça de levar lanche e água, pois não há restaurantes ou lanchonetes dentro da área do parque. Já a infraestrutura hoteleira da Chapada tem hotéis e pousadas de todos os tamanhos e
acomodações.
É lá também que está o centro geodésico da América do Sul. Neste ponto, a distância dos oceanos Atlântico e Pacífico é a mesma - e outro ótimo local para tirar fotos e dizer que está no meio do continente.

Tops da Gazeta