últimas notícias
PRAIA. Em Santos, a praia do Gonzaga está entre as praias de Região com bandeira verde
PRAIA. Em Santos, a praia do Gonzaga está entre as praias de Região com bandeira verde
Foto: FOTOS: NAIR BUENO

Baixada Santista tem maioria das praias próprias para banho

De acordo com levantamento da Cetesb, apenas sete praias da Baixada estão com bandeira vermelha para os banhistas

Munícipes e turistas que pretendem frequentar as praias da Baixada Santista devem ficar atentos às condições de balneabilidade, que indicam se o local está próprio ou impróprio para banho. De acordo com levantamento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado ontem (26), apenas sete praias da Região estão com bandeira vermelha para os banhistas.

Macaque in the trees
Situação das praias

Bertioga, Mongaguá e Peruíbe tiveram o melhor resultado, com bandeira verde em todas as praias. Guarujá, Santos, Praia Grande e Itanhaém possuem uma praia imprópria cada. São elas: Perequê, José Menino, Maracanã e Centro, respectivamente. Já São Vicente é a cidade com mais bandeiras vermelhas, totalizando três: Praia da Divisa, Milionários e Gonzaguinha.

O rio Perequê, em Cubatão, também está próprio para banho.

"O objetivo maior do programa de balneabilidade das praias é fornecer informações de saúde pública para a população, porque a praia imprópria apresenta um risco para a saúde do banhista", esclarece a gerente do setor de Águas Litorâneas da Cetesb, Claudia Condé Lamparelli.

Segundo Condé, conquistar a bandeira verde ou vermelha não depende apenas de um único resultado. "Levamos em conta um conjunto de cinco semanas. Se dois ou mais estão acima do limite estabelecido, a praia é imprópria", explica. A amostragem atual é referente ao período entre 24 de novembro e 22 de dezembro.

LITORAL NORTE

São Sebastião, no Litoral Norte, está com todas as praias próprias para banho. Em Ubatuba, a praia Itaguá (em frente à Av. Leovegildo, 1724) recebeu bandeira vermelha. A praia de Itaquanduba é a única de Ilhabela imprópria para banho. Já Caraguatatuba está com bandeira vermelha em três locais: Tabatinga (próximo ao Rio Tabatinga), Centro e Indaiá.

COMO ACESSAR?

Quem quiser verificar a qualidade das praias pode acessar o site da Cetesb, o Facebook ou baixar o app da Companhia. Todas as praias também contam com bandeiras indicativas (verde ou vermelha).

Galeria de Fotos

Tops da Gazeta