últimas notícias
Douglas Garcia (PSL) é deputado estadual em São Paulo
Douglas Garcia (PSL) é deputado estadual em São Paulo
Foto: Divulgação/Alesp

Alesp suspende por 12 meses os deputados Douglas Garcia e Gil Diniz

Decisão foi tomada após pedido do PSL; suspensão dos deputados não implica em perda de mandato

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) suspendeu por 12 meses os deputados estaduais Douglas Garcia e Gil Diniz, ambos do PSL. A decisão foi tomada após pedido feito pelo partido à presidência da Casa no fim de maio. Segundo o PSL, a iniciativa foi motivada pelo envolvimento dos dois na disseminação de fake news e de ataques a instituições.

Os dois deputados são investigados em inquérito do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o tema, que teve mandados de busca no dia 27 de maio.

De acordo com o portal “G1”, o afastamento dos deputados não implica em perda de mandato, e ambos seguem com participação nas sessões plenárias da Alesp e com direito de voto. O que muda, com a suspensão, é que os dois não podem mais integrar qualquer comissão da Casa, tanto as comissões permanentes como as CPIs (comissão parlamentar de inquérito).

"Eu e o Deputado Gil Diniz acabamos de ser efetivamente suspensos das comissões a pedido do PSL. Na prática isso reduz sim meus poderes, como a possibilidade de obstruir projetos ruins. Já estou com um processo na Justiça há duas semanas lutando para reverter a decisão", escreveu Douglas Garcia, por uma rede social.

"Hoje fomos suspensos das nossas atividades na ALESP. O processo de suspensão que o PSL nos impôs é extremamente fraco e sem embasamento, logo hoje que estão instalando a CPI da Fake News. Existe coincidência?", escreveu Gil Diniz, também pelas redes sociais.

Comentários

Tops da Gazeta