Publicidade

X

NA PRAIA DE JUQUEHY

Pinguim é encontrado morto com máscara no estômago

Animal foi achado na praia de Juquehy, em São Sebastião, após feriado de 7 de setembro

Luiz

Publicado em 16/09/2020 às 16:19

Atualizado em 16/09/2020 às 16:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Corpo de pinguim estava com máscara facial contra Covid / Divulgação/Instituto Argonauta

Um Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) encontrado morto na Praia de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, dois dias após o feriado prolongado de 7 de setembro, estava com uma máscara facial N95 em seu estômago.

Macaque in the trees
Arte: Gazeta de S.Paulo

A descoberta foi feita durante necropsia realizada pelo Instituto Argonauta para Conservação Costeira após o animal ter sido recolhido pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) chamada para a ocorrência.

De acordo com informações da equipe técnica, ele estava muito magro e com muita areia em todo o corpo. O pinguim foi levado para a Unidade de Estabilização (UE) do Argonauta e, para a surpresa de todos, o exame mostrou que ele estava com a máscara facial no seu estômago.

Macaque in the trees
Máscara que foi encontrada no corpo de pinguim morto (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

O oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo Neto, atenta para os problemas que estão sendo ocasionados pelo descarte inadequado de resíduos, em especial a esse tipo de lixo gerado pela pandemia da Covid-19.

“Nós já vínhamos alertando para o aparecimento de máscara e esse caso é a prova inequívoca de que esse tipo de resíduo causa mal e mortalidade também na fauna marinha, além da irresponsabilidade da pessoa que dispensa uma máscara em um lugar inadequado, pois é um lixo hospitalar com risco de contaminação de outras pessoas”.

Na avaliação de Gallo, a falta de educação da população que frequenta o Litoral Norte em relação à questão de resíduos precisa ser trabalhada de forma eficiente em todos os níveis e com a criação de legislação mais rígida para evitar que as pessoas joguem lixo em qualquer lugar.

Macaque in the trees
Estado da Praia Grande, em Ubatuba, após feriado prolongado (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

“O impacto não é somente na fauna, mas também na saúde e na questão econômica porque tem que limpar a sujeira que as pessoas deixam. Se deixar a Praia Grande com o lixo que as pessoas estão deixando, por exemplo, no dia seguinte ninguém vai querer ir lá. Está se tornando um problema crônico e de grande impacto”, avaliou o oceanógrafo.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter