Publicidade

X

COVID-19

Litoral de SP cancela festas, fecha praias e adota restrições no Réveillon

Cidades da Baixada Santista cancelaram queima de fogos, proibiram festas, bate e volta e acesso às praias nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, para evitar aglomeração

ALINE

Publicado em 23/12/2020 às 15:47

Atualizado em 23/12/2020 às 16:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Com restrições, prefeitos querem evitar aglomerações como foi visto nos últimos finais de semana nas praias do litoral sul / Nair Bueno/DL

Quem for passar o Réveillon nas cidades da Baixada Santista, no litoral sul, vai enfrentar restrições devido ao avanço da Covid-19. A região, que costuma receber, em média mais de 1 milhão de turistas no fim do ano, cancelou queima de fogos, proibiu festas, bate e volta, acesso às praias nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro e instalou barreiras sanitárias, para evitar aglomerações.

A decisão sobre o fechamento das praias ocorreu durante uma reunião do Condesb (Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista), na manhã de quarta-feira (23). As cidades vão solicitar o apoio do governo estadual, por meio da Polícia Militar, para garantir que os banhistas não fiquem na areia e também solicitaram à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) que não seja feita a operação descida nas estradas que vão rumo ao litoral, pois entendem que isso é um estímulo à vinda de turistas.

“Nós tomamos a decisão de implementar as barreiras sanitárias na Região sob responsabilidade no Estado, ou seja, nas rodovias, para evitar que as pessoas venham à Baixada Santista. Não vamos ter festas de fim de ano, não vamos ter festa de Réveillon. É importante que as pessoas fiquem em casa e isso vale para o sistema Anchieta Imigrantes e na Mogi-Bertioga”, afirmou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que também preside o conselho.

Apesar da restrição ao acesso da orla, os prefeitos da região optaram por ignorar a recomendação do governador João Doria, sobre uma quarentena mais restritiva, e devem seguir na fase amarela.

Veja abaixo quais medidas serão adotadas pelas cidades:

Santos
A Prefeitura de Santos não permitirá a entrada de vans e ônibus de turismo na cidade no dia 31. Além disso, haverá restrições nos horários de montagem de barracas e no funcionamento do comércio ambulante e dos quiosques da orla da praia. Os canais e passarelas de acesso serão isolados com gradis. E toda a extensão da orla contará com reforço na fiscalização.

Guarujá
Em Guarujá, desde o último dia 3, está proibida a entrada de ônibus e vans de turismo. Para impedir o acesso ilegal desses veículos, foram montadas seis barreiras sanitárias, que funcionam 24 horas, nos principais pontos de acesso à cidade.

Bertioga
Em Bertioga, está previsto o bloqueio do acesso à avenida da praia, orla e faixa de areia. A Prefeitura proibirá o estacionamento na avenida da praia, nos bairros Centro, Rio da Praia, Vista Linda e Indaiá.

Peruíbe e São Vicente
Peruíbe também proibiu a entrada de veículos coletivos com finalidade turística na Cidade. No último dia do ano, os quiosques de São Vicente poderão funcionar apenas até às 19 horas. Além disso, não serão permitidas, a partir das 19 horas, a presença de ambulantes, a instalação de barracas e a utilização de equipamentos de som na orla da praia.

Praia Grande e Itanhaém
Praia Grande está programando forças-tarefas em vários pontos da cidade e operações específicas para evitar aglomerações. Itanhaém também informou que contará com reforço na segurança.

Cubatão
A única cidade da região sem praia, Cubatão não tem previsão de bloqueios. Mongaguá não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Litoral norte
Já no litoral norte, as prefeituras de Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba informaram à reportagem que também cancelaram as queimas de fogos, proibiram o bate e volta e determinaram capacidade reduzida, de até 60%, para hotéis, pousadas e estabelecimentos.

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter