últimas notícias
Bertioga é destaque com 100% das praias próprias para o banho em todos os levantamentos do ano
Bertioga é destaque com 100% das praias próprias para o banho em todos os levantamentos do ano
Foto: Nair Bueno/DL

Litoral tem 90% das praias próprias para o banho

Último boletim da Cetesb aponta que 100% das praias de Bertioga, Santos, Itanhaém e Peruíbe estão próprias para banho

As praias de Bertioga, Santos, Itanhaém e Peruíbe estão com 100% das praias próprias para banho. Nos oito municípios com praia da Baixada Santista, 64 dos 71 pontos de monitoramento estão com bandeira verde para os banhistas. Os dados são do último boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado nesta quinta-feira (25). O levantamento foi realizado entre 26 de janeiro e 23 de fevereiro. As informações são do Diário do Litoral.

São Vicente possui apenas uma praia com bandeira vermelha, a do Ilha Porchat. As praias de Pitangueiras (na altura da Rua Silvia Valadão) e Astúrias, em Guarujá, estão impróprias. Em Praia Grande, Vila Mirim e Real não oferecem condições para banho. Já em Mongaguá, as praias de Vera Cruz e Itaóca devem ser evitadas pelos banhistas.

O Rio Perequê de Cubatão também possui bandeira verde, favorável ao banho.

Leia Mais

São Paulo teve maior percentual de seca extrema do Brasil em janeiro

BERTIOGA

Com mais de 30 km de praias, Bertioga é o único município da Região que mantém bandeira verde em 100% das praias em todos os levantamentos realizados desde o início deste ano.

O secretário de Meio Ambiente de Bertioga, Fernando Poyatos, acredita que o bom resultado está relacionado às obras de drenagem e ampliação da rede coletora de esgoto do Município, impedindo a poluição do mar.

"Além dos trabalhos de infraestrutura, nós temos realizado ações de conscientização nas praias, por meio de programas como o Verão no Clima e Lixo fora D'água", afirma Poyatos.

LITORAL NORTE.

Nenhuma cidade do Litoral Norte está com todas as praias próprias para banho. A pior situação está em São Sebastião, com cinco praias com bandeira vermelha. São elas: São Francisco, Deserta, Porto Grande e Preta do Norte.

Caraguatatuba possui apenas uma praia com bandeira vermelha, a de Tabatinga, a cerca de 250 metros do Rio Tabatinga. Em Ubatuba, as praias de Iperoig, Itaguá (em frente ao nº 1724 da Av. Leovegildo) e Perquê-Mirim estão com bandeira vermelha. Três pontos de monitoramento apontaram praias impróprias em Ilhabela: Engenho d'água, Ilha das Cabras e Feiticeira.

LITORAL SUL

As cinco praias do Litoral Sul, localizadas em Iguape e Ilha Comprida, possuem bandeira verde.

AVALIAÇÃO

A avaliação da Cetesb é feita de acordo com as densidades de bactérias fecais resultantes de análises feitas em cinco semanas consecutivas.

Pelo critério adotado pela Cetesb para águas marinhas: os enterococos, densidades superiores a 100 UFC/100 mL, em duas ou mais amostras de um conjunto de cinco semanas, ou valores superiores a 400 UFC/100 mL na última amostragem caracterizam a impropriedade da praia. Sua classificação, como imprópria, indica um comprometimento na qualidade sanitária das águas, implicando em um aumento no risco de contaminação do banhista e tornando desaconselhável a sua utilização para o banho.


Comentários

Tops da Gazeta