X

COVID-19

Sistema que regula leito de UTI recebe 1,5 mil pedidos por dia

De acordo com a Cross, a demanda de transferências para casos de Covid-19 registradas no sistema cresceu 117% em comparação ao pico da pandemia

ALINE

Publicado em 23/03/2021 às 09:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Leito de UTI no estado de São Paulo / /Eduardo Anizelli/Folhapress

O estado de São Paulo vive o pior momento da pandemia do coronavírus com recordes diários de casos, mortes e internações. De acordo com a Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde), do Governo do Estado, a demanda de transferências para casos de Covid-19 registradas no sistema cresceu 117% em comparação ao pico da pandemia, em junho do ano passado. Atualmente, a Cross recebe cerca de 1,5 mil pedidos por dia, contra 690 em junho de 2020.

Por causa da alta demanda, muitos pacientes não conseguem uma vaga a tempo nas unidades de terapia intensiva. Até a última sexta-feira, ao menos 135 pessoas morreram à espera de um leito de UTI no Estado. Somente na última semana, em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, foram 19 pacientes.

Leia mais

Taboão da Serra entra em colapso e 11 morrem à espera de UTI

Segundo a Cross, a regulação depende da disponibilidade de leitos e de condição clínica adequada para que o paciente seja deslocado com segurança até o hospital de destino.

Até esta segunda-feira (22), 29 mil pessoas estavam internadas por suspeita ou confirmação de Covid-19, sendo 12,1 mil em UTI e 16,8 mil em enfermaria em hospitais paulistas.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

LIBRAS

4 livros infantis em libras

Para quem tem interesse na Língua Brasileira de Sinais, há livros para crianças que sinalizam ou estão aprendendo; veja

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter