últimas notícias
RJ autoriza aplicar Pfizer caso falte AstraZeneca para segunda dose
RJ autoriza aplicar Pfizer caso falte AstraZeneca para segunda dose
Foto: Ian Freitas/PMTS

SP anuncia que vai vacinar todos adultos contra a Covid até 20 de agosto; veja calendário

A vacinação de adolescentes, de 12 a 17 anos, também foi anunciada e deve começar a partir do dia 23 de agosto

O governo de São Paulo divulgou neste domingo (11) um novo calendário de vacinação contra o coronavírus. O objetivo é terminar a vacinação da primeira dose de adultos contra a Covid-19 no Estado até 20 de agosto. A vacinação de adolescentes, de 12 a 17 anos, também foi anunciada e deve começar a partir do dia 23.

"Isso significa 26 dias a menos do que o prazo anterior, que era de 15 de setembro. Uma excepcional notícia. A data final da vacinação de pessoas com mais de 18 anos com pelo menos uma dose, o que antecipa o nosso dia da esperança", afirmou o governador João Doria.

As prefeituras têm autonomia para definir calendários próprios e, em alguns casos, as cidades já iniciaram vacinação de pessoas com menos de 37 anos. O texto conta com informações do “G1”.

Segundo Doria, a antecipação decorre de compra direta de vacinas prontas pelo estado da vacina Coronavac, da fabricante chinesa Sinovac. "A antecipação é fruto da aquisição da Coronavac realizadas pelo governo do estado de São Paulo, sob responsabilidade, custo do estado, junto ao laboratório Sinovac. Nós já havíamos anunciado aqui, aliás, há bastante tempo, que tínhamos adquirido 30 milhões de doses da vacina Coronavac, do laboratório Sinovac – 2,7 milhões dessas doses já chegaram, já estão no centro que fará a distribuição e a aplicação desta vacina aqui do estado", complementou Doria.

Do novo grupo anunciado, adolescentes grávidas ou jovens com comorbidades serão os primeiros a serem vacinados, do dia 23 até dia 5 de setembro. Depois, a partir do dia 6, todos os adolescentes a partir dos 12 anos serão vacinados até o dia 30 do mesmo mês. No total, o grupo tem cerca de 3,2 milhões de pessoas no estado. (veja calendário atualizado abaixo)

CALENDÁRIO ESTADUAL DE VACINAÇÃO

8 a 14 de julho - 37 a 39 anos

15 a 18 de julho - 35 e 36 anos

19 de julho a 4 de agosto - 30 a 34 anos

5 a 12 de agosto - 25 a 29 anos

13 a 20 de agosto - 18 a 24 anos

23 de agosto a 5 de setembro - adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência ou comorbidade

6 a 19 de setembro - adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidade

20 a 30 de setembro - adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidade

Para o secretário da Saúde, Jean Gorynchten, o objetivo a partir de agora é vacinar quem circula e transmite a doença.

"Nesse segunda fase [depois da vacinação de idosos e pessoas com comorbidades] nós estamos protegendo muito mais os jovens, que são exatamente aqueles que circulam e transmitem o vírus. Muitos deles que não se preocupam com as regras e ritos sanitários. Dessa forma, também impactaremos a redução do número de casos", disse.

 

Comentários

Tops da Gazeta