últimas notícias
Movimentação Shopping
Movimentação Shopping
Foto: Cesar Conventi /Fotoarena/Folhapress

Mesmo com crise, filhos serão mais generosos nos presentes dos pais em 2021

Estimativa é que consumidor gaste até R$ 220 no presente. Comércio espera faturamento maior e shoppings investem em promoções

O Dia dos Pais é sinônimo de esperança para o comércio paulista este ano. Isso porque, os consumidores do Estado devem gastar mais com o presente do papai, entre R$ 210 e R$ 220, contra R$ 100 a R$ 200 gastos em 2020. Os dados são da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).

“Com os estabelecimentos abertos e uma maior flexibilidade do horário de funcionamento, o Dia dos Pais é esperado por grande parte dos lojistas. A data estimula a compra e com o avanço na vacinação, o consumidor fica mais confiante para sair”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.

Ainda que não arrisque um valor exato a Associação Comercial do Estado de São Paulo (ACSP) também prevê um presente mais generoso para os pais este ano. “Provavelmente o tíquete médio vai aumentar neste ano, em relação ao ano passado, porque já se ensaia maior confiança dos consumidores para comprar. Nosso indicador nacional de confiança de julho, por exemplo, registrou a maior alta nos últimos meses: foi de 69 para 73 pontos. O cenário ainda está no campo pessimista, mas nota-se uma melhora no humor dos consumidores” diz Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

 Leia Mais

Zé Alexanddre, vencedor do The Voice +, fará show para o Dia dos Pais

Presentes
De modo geral, o Dia dos Pais deste ano deve ter um acréscimo de 5% nas vendas em todo o Estado. A estimativa da FCDLESP é que o varejo fature cerca de R$ 2,5 bilhões.

Com as baixas temperaturas, o setor de vestuário e calçados é o que deve apresentar melhor desempenho. Porém, na opinião de Stainoff, os segmentos de eletrônicos e perfumes também ficarão com uma parcela das vendas.

Brasil
Os números previstos pelas entidades paulistas vão de encontro ao cenário nacional. No Brasil, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Pais de 2021 deve movimentar R$ 6 bilhões, um acréscimo de 13%, em relação ao ano passado.

No que diz respeito aos presentes, o consumidor deve pagar cerca de 7,8% a mais por eles este ano, sendo que esta é a maior variação registrada desde 2016, quando a alta nos preços foi de 8,6%.

Entre os produtos pesquisados, apenas dois estão mais baratos este ano: livros (-1,7%) e aparelhos de som (-1,1%). Na contramão, televisores, bebidas alcoólicas e perfumes apresentaram as maiores altas, de 22,3%, 11,8% e 10,5%, respectivamente.

Assim como observado em São Paulo, no Brasil, os itens de vestuário, calçados e acessórios devem ser os preferidos dos consumidores. “Embora esse segmento ainda não tenha recuperado o ritmo do período pré-pandemia, essas lojas devem faturar R$ 2,43 bilhões, 40,2% do total previsto para este ano. Em seguida, devem vir as movimentações esperadas nos ramos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,24 bilhão) e produtos de perfumaria e cosméticos (R$ 0,86 bilhão)”, indica Fabio Bentes, economista da CNC responsável pela pesquisa.

Macaque in the trees
Shoppings apostam em promoções para atrair o consumidor - Divulgação

Shoppings
Ainda que a vacinação contra a Covid-19 não avance no ritmo desejado pela maior parte dos brasileiros, ela já tem provocado mudanças. Segundo a CNC, entre o fim de abril e o fim de julho, o fluxo de consumidores em áreas comerciais cresceu 39%.

Para incentivar o consumidor a sair ainda mais de casa, neste Dias dos Pais, os shoppings investiram pesado e apostaram em promoções, típicas de fim de ano e Dia das Mães. “É uma estratégia adicional por conta da pandemia, é mais um apelo para tirar o consumidor que estava recluso em sua casa, que ele possa sair e fazer suas compras nos shoppings, que são ambientes seguros”, explica Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da Associação Brasileira de Lojistas de Shooping (ALSHOP).

Em São Paulo, o Shopping SP Market, na zona sul da cidade, por exemplo, presenteará os consumidores que gastarem ao menos R$ 300 em compra, com um kit de Cerveja Colorado, composto por um copo e uma cerveja Appia 600 ml. Além disso, a promoção dá direito a um número da sorte para concorrer a 10 cervejeiras da marca.

Já o Shopping Pátio Paulista se uniu à Cervejaria Paulistânia para oferecer um kit especial da marca a cada R$ 400 em compras. Os clientes também irão concorrer a cinco cervejeiras. O shopping Metrô Itaquera, por sua vez, irá presentear com uma manta, o cliente que fizer compras acima de R$ 250. O estabelecimento também irá sortear três vale-compras de R$ 5 mil cada.

Macaque in the trees
Montagem dia dos pais - Arte Gazeta

Presentes
Ainda está na dúvida sobre o que comprar para presentar o papai, ou aquela pessoa especial? A Gazeta separou dez dicas para te ajudar. Confira.

1 - Abridor mais cortador de lacre, R$ 109, na tupperware

2 - DEEP30 + CTRL80, R$ 278, na Scientific Skin Technology 

3 - Kit para Cervejas Especiais Nadir - 5 peças, R$ 56, 90, na Nadir Figueiredo

4 - Kit Pai Amigo, R$ 180, na Chá Dô

5 - Lata Celebration Pai Te Amo, R$ 397, na Chocolat Du Jour

6 -  "Cássio - a Trajetória do Maior Goleiro da História do Corinthians". Universo dos Livros. Celso Unzelte, R$24,00, na Livraria da Vila

7 - Moleton Zee Dog human, R$ 299, na Zee.Dog

8  - Natura Kaiak com Mochila Esportiva, R$229,90, na Natura

9 - Smart Speaker Echo Dot - 3ª geração. A partir de R$ 344,90, na Leroy Merlin

10 - Máquina de Corte X8300, R$178, na Belliz Company

 

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta