Publicidade

X

INOVAÇÕES 5G

Em São José dos Campos, empresas se unem para desenvolvimento de tecnologia 5G

Soluções e estratégias rondam plano de projeto que visa trazer mais acessibilidade a cidade e região

Gustavo Cavalcante

Publicado em 10/09/2021 às 12:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Parque Tecnológico de São José dos Campos cederá espaço para estudo de conglomerado / Divulgação/PMSJC

Na cidade de São José dos Campos, no conhecido Parque Tecnológico da cidade, as empresas Claro, Embratel e Ericsson se uniram para o desenvolvimento através de testes e validação de resolução que envolvam 5G. Entre essas tecnologias estão a Internet das Coisas (IoT) e a IoT-Mobile (IoT-M). O principal objetivo é atender as necessidades do mercado corporativo.

Os principais segmentos a serem contemplados são a indústria 4.0, o agronegócio, a área de saúde, educação e o planejamento para uma smart city.

De acordo com os desenvolvedores, identificar empresas e instituições científicas e tecnológicas associadas ou não ao Parque é o primeiro e principal passo. A partir disso, partirão para cocriações de sensores até robôs que se utilizem das características de baixa latência e board de computação.

Como um método de viabilizar o projeto, um ambiente físico de teste e desenvolvimento deve ser instalado no complexo de inovação e empreendedorismo da cidade.

O local rodará na frequência 3,5GHz, usando 5G Standalone, a partir de licença científica concedida pela Anatel à Claro, para fins de uso experimental.

A empresa Ericsson ficará responsável pela infraestrutura 5G que será instalada. Já a Embratel ficará com a parte de integração das tecnologias desenvolvidas, oferecendo soluções para uma evolução digital aos segmentos da economia determinados. Por fim, fica a cargo do Parque Tecnológico permir acesso aos negócios que queiram compartilhar informações sobre seus processos produtivos e realizar testes ou projetos.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter