Publicidade

X

ENTREGA ATRASADA

Doria ameaça recorrer ao STF para conseguir vacinas atrasadas

O governador culpa o Ministério da Saúde por atraso no repasse de novas doses; quase 100% dos postos de vacinação da Cidade de SP estão sem estoque

Joseph Silva

Publicado em 10/09/2021 às 15:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

João Doria (PSDB) é governador de São Paulo / Divulgação/Governo de SP

João Doria, governador de São Paulo (PSDB), ameaçou nesta semana que, caso não receba cerca de 1 milhão de doses da AstraZeneca, vai entrar com ação no STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo ele, a entrega das doses está atrasada por falha do Ministério da Saúde. A falta do imunizante está provocando atrasos na aplicação da segunda dose no Estado.

"O Ministério deve, sim, um milhão de doses da AstraZeneca e, se não der por aquilo que representa a proporcionalidade de São Paulo e seus 645 municípios, dará por determinação do STF, porque se nós não recebermos a vacina até a próxima terça-feira, como é a promessa do Ministério da Saúde, nós ingressaremos com outra medida no Supremo", alegou o político. As informações são do G1

Desde quinta-feira (9) Doria afirma que está tentando apoio do governo federal. Ele enviou dois ofícios ressaltando a necessidade de cumprir o Plano Nacional de Imunização (PNI), cobrando o envio da quantidade de doses faltantes. Segundo ele, nenhuma resposta foi dada.

A falta de doses da Astrazeneca tem gerado uma crise entre os governos municipal, estadual e o Ministério da Saúde. Isso porque desde o início da semana Doria tem acusado o Ministério da Saúde de alterar o cronograma de entregas, o que causou o atraso no envio de novos lotes do imunizante e o desabastecimento dos pontos de vacinação no Estado.

Já o Ministério da Saúde alega que o desabastecimento em São Paulo está acontecendo porque a gestão local utilizou o lote destinado à aplicação da segunda dose para imunizar pessoas com a primeira dose. "Dados inseridos por São Paulo no LocalizaSUS mostram que o estado utilizou como primeira dose vacinas destinadas à dose dois. O estado aplicou 13,99 milhões de dose 1 e 6,67 milhões de dose 2."

Nesta sexta-feira (10) o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que "a Prefeitura de São Paulo, ela não utilizou a vacina da AstraZeneca ou de qualquer outra, de segunda dose, como primeira dose".

O desabastecimento de vacinas nos postos de vacinação em São Paulo é alarmante. Nesta quinta-feira (9), 51% das UBSs da Capital não tinham o imunizante da Astrazeneca para aplicação da segunda dose. No dia seguinte, segundo apurou o G1, quase 100% dos postos não tinham estoque disponível.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter