X

USOU O ENEM

Suzane Richthofen é autorizada pela Justiça a cursar faculdade

Essa é a quarta vez que Suzane tenta ingressar no ensino superior

Joseph Silva

Publicado em 13/09/2021 às 17:26

Atualizado em 13/09/2021 às 17:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Suzane, condenada pela morte dos pais / Foto: Marcelo Goncalves/Sigmapress/Estadão

Suzane Von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por mandar matar os pais, foi autorizada pela Justiça a estudar Farmácia em uma universidade em Taubaté, no interior paulista. Suzane, que atualmente cumpre a pena em regime semiaberto, teve seu pedido atendido após ação da defesa, que levou em consideração sua nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

A autorização tem validade imediata uma vez que as aulas do segundo semestre já foram iniciadas na Anhanguera, instituição escolhida por Suzane. Apesar de o Ministério Público alegar que a faculdade não pode oferecer a segurança necessária à aluna, a defesa afirma que não há motivos para impedir os estudos. As informações são do G1.

Essa é a quarta vez que a detenta tenta entrar no ensino superior. Em 2020 ela conseguiu se matricular no curso de Gestão de Turismo no Instituto Federal de Campos do Jordão, mas não obteve autorização da Justiça para deixar o presídio. 

Em 2016, chegou a ser autorizada a cursar presencialmente uma faculdade privada, mas por medo de retaliações no campus solicitou que pudesse cursar as aulas remotamente. O pedido foi negado por falta de aparato tecnológico no presídio. Já em 2017 conseguiu financiamento do FIES para cursar administração em uma faculdade em Taubaté, mas não concluiu a matrícula. 

Agora, com parecer favorável recebido na sexta-feira (10), assinado pelo desembargador relator José Damião Pinheiro Machado Cogan, Suzane tem o que precisa para iniciar as aulas no dia 16. Desde 2015 Suzane está em regime semiaberto na P1 de Tremembé (SP), o que dá a ela o direito de deixar a detenção para estudar ou trabalhar.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Financiamento Estudantil

Fies Social: Estudantes já podem solicitar ajuste para ter 100% de financiamento

Estudantes poderão ter 100% de financiamento dos encargos educacionais; aditamentos podem ser solicitados até o dia 31 de maio

LIBRAS

Conheça a história da Libras

A Libras foi introduzida no brasil por padres franceses; Saiba mais

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter