Publicidade

X
PRAZOS

Covid: 3,9 milhões de pessoas estão com a 2ª dose atrasada em SP

O governo do Estado fará a partir desta quarta-feira (1) uma campanha para ampliar a imunização com duas doses até o natal

Publicidade

Vacinação contra Covid-19 será reforçada em todo o estado de SP / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Cerca de 3,9 milhões de pessoas estão com atraso no esquema de imunização com segunda dose da vacina contra a Covid-19 no estado de São Paulo. Por isso, o governo paulista fez um alerta nesta terça-feira (30) para que estas pessoas procurem as unidades de saúde para completar seu ciclo vacinal.

A Secretaria de Estado da Saúde planeja iniciar no dia 1 de dezembro uma campanha de incentivo a vacinação. A iniciativa que deve durar até o dia 10 tem o objetivo de ampliar o percentual da população com imunização completa, visando as festas de final de ano e as possíveis aglomerações esperadas nestes eventos. 

A Secretaria lembra que a vacina ajuda a diminuir a probabilidade de que a pessoa infectada com o vírus desenvolva sintomas graves da doença. O texto conta com informações do R7.

O processo de vacinação apresentou uma redução de 26% no número de faltosos ou pessoas com calendário atrasado nas últimas três semanas. Mesmo assim, a entidade pretende intensificar a a campanha de imunização nos próximos dias.

Considerando cada tipo de vacina, por fabricante, o balanço divulgado nesta terça-feira (30) aponta que 836,4 mil pessoas que tomaram a primeira dose da  Coronavac estão com o esquema vacinal atrasado, outras 931,8 mil precisam tomar a segunda dose, pois foram imunizados com a primeira dose da AstraZeneca e, com relação aos imunizados com Pfizer na primeira dose, o total de atrasados é de 2,14 milhões de pessoas.

“As festas de final de ano caracteristicamente reúnem um maior número de pessoas e naturalmente pode ocorrer uma maior circulação do vírus. Por isso, estamos intensificando a comunicação nestes próximos 10 dias para conscientizar a população sobre a importância das duas doses da vacina e da dose adicional para que possamos manter o controle da pandemia no nosso estado”, informou a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

A Secretaria lembra ainda que para completar o esquema vacinal contra a Covid-19, são necessárias duas doses. O esquema com duas doses é válido para as três vacinas em uso no Estado, conforme seus respectivos intervalos: Butantan (intervalo de 28 dias), da Fiocruz (8 semanas) e Pfizer (21 dias). Caso a pessoa atrase este intervalo, é importante que ele procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização.

No estado de São Paulo a responsabilidade de buscar ativamente pessoas que estão com esquema vacinal atrasado é das prefeituras. Mas o governo do Estado apoia neste processo enviando comunicados por SMS e email, de acordo com o cadastro feito no sistema Vacina Já.

Dose adicional

A terceira dose já está sendo oferecida à toda a população adulta do Estado. Por isso, de acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI) esse grupo já pode tomar a dose adicional desde que tenha se imunizado há pelo menos cinco meses com as duas doses de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer.

Já para quem foi imunizado com a vacina da Janssen poderá receber a dose adicional depois de dois meses da vacinação inicial. Devido ao fato de que não há, no momento, vacinas deste fabricante disponíveis no Brasil, a chamada intercambialidade poderá ser considerada. Ou seja, estes cidadãos poderão receber o reforço com o uso da vacina da Pfizer.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Presidente ataca TSE e diz que não irá perder as eleições 'para narrativas'

Declaração foi feita no Encontro Nacional do Agro, evento que teve tom de campanha e discurso de apoiadores de Bolsonaro

Lei de diretrizes orçamentárias

Bolsonaro sanciona LDO de 2023 com vetos e mantem uso das emendas de relator

Verba, que permite que congressistas mais influentes possam abastecer seus redutos eleitorais, deve ficar em R$ 19,4 bilhões

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software