X

ACESSO

Desempregados têm direito a transporte gratuito da CPTM, EMTU e Metrô

Pessoas desempregadas há mais de 30 dias podem requisitar a Credencial para Trabalhadores Desempregados no sistema de trilhos

Natália Brito

Publicado em 26/02/2024 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Desempregados têm acesso gratuito a transporte público / Divulgação/Gov do Estado de SP

Empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) - CPTM, EMTU e Metrô - irão oferecer acesso facilitado aos serviços de transporte para trabalhadores desempregados. Pessoas desempregadas há mais de 30 dias podem solicitar a Credencial para Trabalhadores Desempregados no sistema de trilhos, proporcionando acesso gratuito integrado à CPTM e ao Metrô.

Como solicitar o benefício nos trilhos

As credenciais, válidas por 90 dias e não renováveis, são distribuídas a trabalhadores demitidos entre 30 a 180 dias. A solicitação é feita no posto da estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com RG, CPF, carteira de trabalho e documento de rescisão do último contrato.

Ao utilizar CPTM e Metrô, os beneficiários devem apresentar a credencial e a carteira de trabalho nas catracas. Os bilhetes especiais do desempregado são válidos até sua expiração. Mais informações estão disponíveis pelo 0800 055 0121 ou nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.metro.sp.gov.br.

Em 2023, 24.446 cidadãos foram beneficiados, um aumento de 9% em comparação ao ano anterior, que registrou 22.376 credenciais emitidas.

 

Benefício para ônibus intermunicipais

Para os ônibus intermunicipais da EMTU, moradores ou trabalhadores do ABC paulista têm direito ao benefício, com validade de 28 dias. A solicitação é feita pelo telefone 4341-1175, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A documentação necessária inclui carteira profissional, comprovante de residência, identidade ou CNH, e rescisão de contrato. A EMTU emitiu 142 credenciais em 2023, e 159 em 2022.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Leilão de veículos

Detran-SP realiza leilão online com lances a partir de R$ 2 mil

Carros conservados e sucatas disponíveis; visite e faça seu pré-lance em julho

Licitação

Prefeitura de Capivari abre licitação de R$ 807 mil para recapear ruas

Obras serão destinadas às ruas Vitório Gatti e Américo Forti, no bairro Porto Alegre; prazo de entrega da obra é de até 3 meses

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter