Publicidade

X

Estado

Polícia prende 4 pessoas por apologia do nazismo em São Paulo

Além das facas e canivetes, os quatro homens carregavam cartazes com alusão aos bandeirantes, armas e ao orgulho paulista

Folhapress

Publicado em 21/11/2023 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

No fim da tarde desta segunda-feira (20), feriado da Consciência Negra, guardas-civis metropolitanos prenderam quatro homens que estavam próximos da ponte das Bandeiras, no centro de São Paulo, com armas brancas e adereços com alusão ao nazismo.

Em um dos celulares foi encontrado a imagem de Adolf Hitler como fundo de tela. Um outro aparelho tinha um adesivo da bandeira dos Estados Confederados na parte de trás -a bandeira representou os estados do sul contrários à abolição da escravidão na guerra civil de 1861 a 1865.

Leia Também

• Professor afastado por defender nazismo volta às aulas e elogia Hitler

Além das facas e canivetes, os quatro homens carregavam cartazes com alusão aos bandeirantes, armas e ao orgulho paulista.

Uma testemunha que deixava o parque Tietê acionou os GCMs. Ele estranhou o fato do grupo que vestia calça camuflada e coturnos colar cartazes no muro da Universidade Zumbi dos Palmares no feriado da Consciência Negra.

De acordo com a testemunha, um garçom de 30 anos, que preferiu não se identificar, um dos homens vestia uma camiseta com a frase "white lives matter" (vidas brancas importam)

Ele disse ter se sentido intimidado pelo grupo, mas ajudou dois guardas-civis a deterem os suspeitos.

Os quatro homens foram encaminhados para o 2º DP (Bom Retiro), no centro de São Paulo. Por volta das 21h, o caso estava sendo registrado.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CASOS EM ALTA

Dengue: grávidas e bebês podem usar repelentes?

Na busca por proteção, a procura por repelentes aumentou nas farmácias de todo o País; dermatologista orienta sobre o uso

DIA DO COMEDIANTE

Conheça influenciadores de humor que estão em alta na internet

Para o Dia do Comediante, a Gazeta separou cinco perfis do Instagram que estão em alta entre os usuários da rede social

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter