Prefeitura de SP divulga editais com regras de sorteios para 5 mil novos alvarás de táxi

Taxistas poderão se inscrever entre 2 e 20 de janeiro de 2023 por meio do site da prefeitura

Táxis na cidade de São Paulo

O último sorteio de alvarás foi realizado em 2015 na cidade, quando foram disponibilizadas 5 mil novas licenças na categoria Táxi Preto | Apu Gomes/Folhapress

Nesta quinta-feira (24), a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana e do Departamento de Transportes Públicos, divulgou os editais com as regras para um novo sorteio de 5 mil novos alvarás de estacionamento de táxi na cidade. Os taxistas poderão se inscrever entre 2 e 20 de janeiro de 2023 por meio do site da gestão municipal.

Continua após a publicidade

A prefeitura informou que no ato da inscrição será atribuído ao candidato um número de protocolo, com o qual concorrerá ao sorteio. Cada taxista pode se inscrever apenas em um dos editais de sorteio. Os resultados serão divulgados em fevereiro, de acordo com a categoria selecionada pelo taxista.

O último sorteio de alvarás foi realizado em 2015 na cidade, quando foram disponibilizadas 5 mil novas licenças na categoria Táxi Preto.

Atualmente, a capital conta com 36.028 alvarás de táxi, sendo 2.926 de taxistas mulheres. A expectativa é de que o número total de alvarás na cidade passe para 41.028 após o término do processo.

Continua após a publicidade

A medida atende a uma demanda antiga dos taxistas e tem o objetivo de melhorar ainda mais o serviço de táxi ao aumentar a oferta de veículos disponíveis para a população.

Distribuição

De acordo com o executivo, serão 500 licenças destinadas a condutores com deficiência (PCD); 1.500 aos motoristas que comprovem maior tempo em exercício na profissão no município de São Paulo (vinculado a um alvará); 1.500 para motoristas do gênero feminino; e 1.500 para profissionais que desejam trabalhar com carros elétricos ou híbridos.

Continua após a publicidade

Para poder participar dos sorteios de cada categoria, todos os interessados devem possuir Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (Condutax) válido e emitido até 4 de novembro de 2022, e não ser titular de outros alvarás de estacionamento.

Os sorteios serão realizados por meio do Software de Escolha dos Bilhetes Premiados da Nota Fiscal Paulistana.