X

DO AR

SP: Poluição ficou acima do recomendado pela OMS nos últimos 22 anos

A nota técnica mostra que, em alguns pontos da cidade, o nível verificado foi quatro vezes maior do que o indicado pela OMS

Da Reportagem

Publicado em 31/05/2022 às 16:27

Atualizado em 31/05/2022 às 16:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cidade de São Paulo / Bruno Hoffmann/Gazeta de S.Paulo

Um estudo divulgado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) nesta quinta-feira (26) verificou que a qualidade do ar na cidade de São Paulo ficou acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nos últimos 22 anos.

A nota técnica mostra que, em alguns pontos da cidade, o nível verificado foi quatro vezes maior do que o indicado pela OMS. Mesmo no período pandêmico, os poluentes atmosféricos estiveram aquém do que a organização considera seguro para a saúde pública.

Além disso, em 2021, nenhuma estação de monitoramento da qualidade do ar da cidade atendeu aos limites estabelecidos pela OMS com relação aos três tipos de poluentes considerados na análise: material particulado (MP2,5 e 10), ozônio (O3) e dióxido de nitrogênio (NO2).

A OMS estima que 7 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência da poluição do ar no mundo, sendo 300 mil na região das Américas. A poluição afeta todos os órgãos do corpo humano e demais seres vivos.

O objetivo da nossa nota técnica é alertar a necessidade de se reduzir as emissões de poluentes em São Paulo.

Para isso, precisa-se reduzir radicalmente a circulação de veículos na cidade, investindo em transporte público e transporte ativo, ressalta David Tsai, gerente de projetos no IEMA e coordenador deste estudo sobre a poluição do ar no município.

"Quanto mais perto uma pessoa vive ou trabalha em uma via de alto tráfego, mais ela respira esse ar poluído. Se a estação de monitoramento do Pico do Jaraguá, local de maior altitude, longe das fontes emissoras e dentro de um parque, apresenta recomendações acima do que indica a OMS, isso mostra que a cidade como um todo é poluída".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Futebol internacional e nacional

Confira agenda de jogos desta segunda-feira no futebol

Seleção brasileira estreia na Copa América contra a Costa Rica; confira também os confrontos da Eurocopa, Campeonato Brasileiro e Copa Paulista, e onde assistir ao vivo

Oportunidade

Prefeitura de Jundiaí abre 70 vagas de emprego esta terça-feira

Remuneração varia de acordo com o cargo oferecido, podendo ser de R$ 1.412 a R$ 1.901

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter