Ver um bebê engasgado é um terror para qualquer pessoa. Mas, em vez de deixar o desespero tomar conta, é fundamental estar preparado para realizar os primeiros socorros caso isso ocorra.
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Quando não for possível pedir ajuda a um profissional ou aguardar pela chegada do socorro, é necessário manter a calma para realizar os procedimentos da forma correta.
O capitão Raphael Fernandes Brito, integrante há dez anos do Corpo de Bombeiros, deu algumas dicas no site oficial do governo do Estado sobre o que fazer quando perceber que um bebê está engasgado.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Veja o passo a passo:
- Coloque a criança no seu antebraço com o tórax para baixo e fique com a mão segurando seu queixo. Depois estenda o pescoço do bebê para tentar desobstruir as vias aéreas.
- Com a cabeça virada para baixo, dê cinco tapas nas costas do bebê fazendo um movimento para baixo e para frente. “Não tenha medo de machucá-lo nesse momento porque o tapa precisa ser firme para retirar o objeto ou fluido”, explicou.
- Após realizar os tapas, vire a criança e observe se o que causava o engasgo foi expelido. Com os dedos, faça o movimento de pinça, e tente desobstruir as vias aéreas com cuidado para não empurrar o objeto ou fluido ainda mais para o fundo da garganta.
- Se a criança ainda não estiver respirando, coloque dois dedos entre seus mamilos e faça cinco compressões.
- Se a criança não voltar a respirar, repita os passos.
Se possível, esteja sempre ao lado de mais uma pessoa para realizar o procedimento. Enquanto uma faz o telefonema para o 190 ou 193, a outra realiza as manobras de desengasgo. Caso esteja sozinho, é preciso começar a fazer os primeiros socorros antes de ligar para o Copom ou o Cobom.
