Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A barra reta é simples, mas muito eficaz | Imagem gerada por inteligência artificial
Todos vamos envelhecer, isso é fato. Mas alguns de nós envelhecem de maneira mais saudável e mais gradual por diversos fatores da vida. Esses sete exercícios, por exemplo, podem te fazer envelhecer não só mais lentamente, mas com mais saúde.
Continua depois da publicidade
A idade biológica corresponde à idade das células do seu corpo, e adiar a velhice é o objetivo principal de quem busca longevidade. Mas é claro, não basta viver bastante se não for com saúde e força para realizar as tarefas do dia a dia.
Os sete exercícios foram elaborados por Andy Fata-Chan, para a rede CNBC Make It. O fisioterapeuta explica: “Se você consegue realizá-los com controle e sem dor, especialmente entre 30 e 40 anos, seu corpo está envelhecendo melhor que a maioria”.
Segundo o fisioterapeuta, conseguir realizar flexões corretamente é um sinal de boa saúde cardiovascular. Além disso, por mobilizar músculos do corpo inteiro, o exercício é perfeito para ajudar nas tarefas diárias.
Continua depois da publicidade
Flexões podem ser difíceis de se realizar no começo, mas com bastante prática e persistência é possível chegar no nível de fazer 40 seguidas, total recomendado por Fata-Chan.
Esse exercício clássico desenvolve a força de pegada, que é muito associada à longevidade, pois permite a realização das tarefas do dia a dia. A barra fixa também é perfeita para treinar os músculos de sustentação do quadril e evitar quedas e acidentes.
Esse exercício é difícil, mas os resultados são muito recompensadores. Agachamentos com uma perna são ótimos para fortalecer o core, as pernas e trabalhar o equilíbrio.
Continua depois da publicidade
“Pessoas que não conseguem manter o equilíbrio sobre uma perna por pelo menos 10 segundos a partir dos 50 anos têm maior risco de mortalidade”, afirma o especialista. Esse agachamento pode te ajudar com isso.
O levantamento terra com uma perna fortalece os músculos da cadeira, o que é fundamental para conseguir correr mesmo em idade avançada. Além disso, também reduz o risco de dores na coluna e na lombar.
O especialista Fata-Chan conta que, conforme envelhecemos, não perdemos apenas a força muscular, mas também a potência. Para treinar a explosão e manter os músculos potentes, o agachamento com salto é perfeito.
Continua depois da publicidade
A potência muscular, a capacidade de explosão de força e agilidade também são fundamentais para evitar quedas, que se tornam cada vez mais perigosas conforme a idade avança.
Esse exercício é ótimo para trabalhar equilíbrio, estabilidade e coordenação motora. E é simples também. Conforme explica o especialista, o hop and stick consiste em: “salto controlado seguido de aterrissagem firme e equilibrada sobre a mesma perna”.
A vida urbana nos força a passar bastante tempo sentados, e isso tende a aumentar conforme envelhecemos. Avanço com isomeria trabalha a estabilidade e a força dos músculos inferiores, que são ótimos para reverter os efeitos de passar a maior parte do tempo sentado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade