Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Planta não se adapta bem a mudanças extremas de clima | Imagem: Semnoz/Wikimedia Commons
As hortênsias são plantas originárias do Japão e da China, que hoje decoram jardins em todas as partes do mundo. Mas jardineiros estão recomendando parar de cultivar essa planta ornamental.
Continua depois da publicidade
O motivo está relacionado a mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global antropológico, ou seja, o que causamos ao liberargases tóxicos na atmosfera.
Entenda agora porque as hortênsias correm risco de não prosperarem mais e porque em algumas partes do mundo já não é mais possível ter essas belas flores decorando o seu jardim da frente.
Um dos reflexos do aquecimento global é a ocorrência de cenários de clima mais extremo ao redor do globo. Temporadas de seca, com vários dias sem chuva, alternadas por temporadas de chuvas excessivas.
Continua depois da publicidade
As hortênsias são plantas que necessitam de muita água, e tendem a murchar em períodos de tempo muito seco, até mesmo se for regada diariamente. As flores coloridas murcham e as folhas ficam marrons.
A planta não também não se adapta a climas muito quentes, e mesmo criando sombra para as folhagens, o problema da falta de umidade continua complicando a vida das hortênsias, e dos jardineiros que resolvem plantá-las.
Para tentar recriar o clima úmido que faz bem para as hortênsias, alguns criadores resolveram adotar a rega intensiva, mas essa também não é uma boa solução.
Continua depois da publicidade
Colocar água demais nas plantas para tentar suprir a umidade do ar faz com que elas apodreçam e favorece o aparecimento de infecções fúngicas. Já regar de menos resseca as folhas.
Mesmo em lugares muito frios, como o norte da Noruega, as hortênsias já mostram sinais de secura em junho, antes do pico de calor do verão no hemisfério norte.
Algumas doenças, como oídio e mofo cinzento, também se espalham mais rapidamente no clima quente, e como as plantas já estão estressadas pelo calor, é ainda mais difícil controlar as pragas.
Continua depois da publicidade
Como não há futuro para as hortênsias num planeta cada vez mais quente e com temporadas mais extremas, jardineiros já recomendam plantar outros ornamentos no muro da sua casa.
Lavandas resistem bem às novas mudanças de clima, possuem flores roxas semelhantes às famosas flores de hortênsia. Gramíneas ornamentais e sedum também resistem bem a climas extremos, e balançam graciosamente com o vento.
Mas o fim das hortênsias nos faz pensar nas consequências geradas pela emissão dos gases efeito estufa nas grandes cidades e na poluição gerada pelas grandes empresas. Quantas plantas vão desaparecer até adotarmos um modo de produção sem poluição?
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade