Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Entenda o fenômeno que deixa um rio brasileiro com água vermelho-sangue | Reprodução YouTube/Desapegados na Trilha
Nos últimos dias, vídeos de turistas mergulhando em um rio de água avermelhada viralizaram nas redes sociais. As imagens levantaram dúvidas sobre onde fica o lugar e por que a coloração é tão diferente.
Continua depois da publicidade
A nascente em questão é o Rio Vermelho, localizado em Presidente Figueiredo, no interior do estado do Amazonas. A cidade, apelidada de “Terra das Cachoeiras”, é famosa pelas lagoas cristalinas e por mais de 100 quedas d’água.
Mas foram justamente as águas menos claras da região que chamaram a atenção dos internautas.
O principal motivo para o tom avermelhado é a mistura entre águas escuras, com pH ácido entre 4,5 e 5,5, e a grande quantidade de vegetação típica da Amazônia, que fica dentro e ao redor do rio.
Continua depois da publicidade
Quando essas plantas se decompõem, liberam compostos que alteram a cor da água.
"[A cor vermelha] é proveniente da dissolução de ácidos húmicos e fúlvicos presentes na decomposição da vegetação, de matéria orgânica", explicou o pesquisador Sergio Bringel, especialista em hidrogeoquímica do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) em entrevista ao UOL.
Esse efeito não ocorre só ali. Outros rios avermelhados são comuns na região amazônica, especialmente na bacia do Rio Negro. Em alguns trechos, a água chega a nascer transparente, mas ganha cor ao encontrar solos ricos em ferro.
Continua depois da publicidade
Presidente Figueiredo, carinhosamente apelidada de "Terra das Cachoeiras", é um verdadeiro paraíso do ecoturismo situado a 107 quilômetros de Manaus, no Amazonas.
A cidade é famosa por abrigar mais de 100 quedas d'água catalogadas, oferecendo um refúgio natural a partir da rodovia BR-174.
Com opções que vão desde trilhas leves e acessíveis, como a da Cachoeira da Asframa, até locais mais remotos como o Rio Vermelho, a cidade oferece um leque de atividades para todos os perfis de visitantes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade