A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 28 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Azeite feito em pequena fábrica de casal do interior de SP é eleito 2x o melhor do mundo

Produzido em SP, azeite Sabiá conquista prêmio internacional

Leonardo Siqueira

28/07/2025 às 11:08

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Bob Vieira da Costa e Bia Pereira, responsáveis pela empresa Azeites Sabiá

Bob Vieira da Costa e Bia Pereira, responsáveis pela empresa Azeites Sabiá | Arquivo pessoal/Divulgação

Produzido no interior de São Paulo, o azeite Sabiá foi eleito o melhor do mundo na categoria “médio frutado” pelo respeitado guia internacional Flos Olei 2025. No ano passado, a fábrica já havia sido premiada internacionalmente.

Continua depois da publicidade

Casal acumula diversos prêmios internacionais. Foto: unsplash
Casal acumula diversos prêmios internacionais. Foto: unsplash
Azeite é feito na Serra da Mantiqueira. Foto: Pixabay
Azeite é feito na Serra da Mantiqueira. Foto: Pixabay

O título coloca o Brasil em posição de destaque no cenário global da olivicultura, graças ao trabalho do casal Bob Vieira da Costa e Bia Pereira, fundadores da marca.

O azeite premiado é o Koroneiki, da marca Azeite Sabiá, produzido em Santo Antônio do Pinhal, SP. Ele superou concorrentes internacionais e foi eleito o melhor do mundo na categoria "médio frutado" pelo Flos Olei 2025.

Com mais de 160 prêmios internacionais ao longo de cinco safras, a marca brasileira vem conquistando espaço e prestígio entre os especialistas do setor.

Continua depois da publicidade

Ex-ministro virou produtor de azeite

Bob Vieira da Costa, ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação no governo FHC, largou a vida política e, ao lado da esposa, decidiu investir na produção de azeite em 2014.

"Implantamos o pomar em 2014, aqui em Santo Antônio do Pinhal. Primeira produção em 2018, mas foi muito pequena, foi só uma [produção] familiar mesmo. Comercialmente veio a partir de 2020", contou Bob ao g1.

Desafios do clima brasileiro

Apesar do sucesso, o clima do Brasil impõe desafios para a produção de azeite de alta qualidade. A ausência de frio pode comprometer diretamente a safra, segundo Bob.

Continua depois da publicidade

"Você tem que ter no mínimo umas 300 horas de frio abaixo de 10, 12 graus durante o ano", explicou. Sem esse frio, a oliveira não entra em dormência, etapa essencial para gerar frutos.

Colheita exige equipe ampliada

Durante o ano, apenas cinco pessoas cuidam do pomar. Mas, no período da colheita, entre janeiro e março, a equipe chega a 50 pessoas para dar conta da demanda.

"Na época da colheita esse número vai para 50 pessoas. É bem mais desafiador", afirma Bob. O período é curto e precisa ser aproveitado ao máximo para garantir a qualidade do azeite.

Continua depois da publicidade

Intensidade define o tipo de azeite

De acordo com Bia Pereira, o azeite é classificado de acordo com a intensidade do aroma e sabor. A categoria "médio frutado" avalia principalmente o aroma do produto.

“Na boca você tem que sentir amargo e picante, todo azeite tem que ter amargo e picante”, explicou. A complexidade é determinada pela quantidade de aromas e sabores percebidos.

Flos Olei é o oscar do azeite

O guia Flos Olei, coordenado pelo renomado crítico Marco Oreggia, é uma das premiações mais respeitadas do setor. Todos os azeites passam por uma rigorosa avaliação sensorial.

Continua depois da publicidade

“Para quem vive esse mundo dos azeites, ser reconhecido pelo Flos Olei é extraordinário. É uma coroação, um enorme reconhecimento para a gente”, afirmou Bob Vieira da Costa.

Preço reflete qualidade

No site da marca, uma garrafa de 250 ml do azeite Koroneiki é vendida por R$ 129. O preço reflete o cuidado com a produção e a qualidade reconhecida internacionalmente.

Esse valor também ajuda a manter a estrutura de colheita intensiva e os padrões de excelência que levaram o Sabiá ao topo do ranking global.

Continua depois da publicidade

Produção nacional em ascensão

O caso do azeite Sabiá mostra que o Brasil tem potencial para competir de igual para igual com grandes produtores internacionais de azeite.

Com investimento, dedicação e conhecimento técnico, o país começa a figurar entre os melhores do mundo, quebrando paradigmas e surpreendendo especialistas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados