A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 15 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

China: maior turbina offshore do mundo aguenta furacão e afeta até o clima

A estrutura possui duas torres capazes de gerar eletricidade para 96 mil residências ao ano

Leonardo Siqueira

15/08/2025 às 12:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A maior turbina offshore do mundo foi ligada em 2025

A maior turbina offshore do mundo foi ligada em 2025 | Divulgação | Mingyang Smart Energy

A maior turbina eólica do mundo fica na China, capaz de gerar 20 megawatts — 96 mil casas recebem eletricidade ao ano. Esse modelo permite a diminuição na quantidade de turbinas eólicas. Porém, cientistas perceberam uma mudança no microclima onde a turbina foi instalada. 

Continua depois da publicidade

Produzido pela Mingyang Smart Energy, o projeto fica no mar, próximo à província de Hainan, na China Meridional. São 242 metros de altura e pás de 128 metros de comprimento, equivalente a dois campos de futebol. As turbinas suportam rajadas de até 79,8 metros por segundo, conforme relatado pelo portal The Diary 24. 

Caça ventos fortes

Devido a sua potência, o modelo dispensa grande quantidade de turbinas para gerar a mesma quantidade de energia. Projetado para ambientes de ventos fortes médios e fortes, a estrutura consolidou a China como líder em produção elétrica sem emissões

De qualquer forma, o seu tamanho virou alvo de debates por conta dos efeitos colaterais na região. Pesquisas sugerem que as correntes de ar e temperatura são alteradas na imediação da turbina. 

Continua depois da publicidade

A empresa fabricante garante que a estrutura consegue suportar ventos de até 260 km/h. A velocidade de um furacão de categoria cinco, o mais perigoso. Cada uma das duas turbinas tem capacidade para produzir 8.300 w/h.

O fenômeno é comum em parques eólicos, mas no caso dessa instalação, o seu alcance foi amplificado. A mudança é perceptível nas condições atmosféricas regionais. 

O que pode influenciar a migração de aves, o comportamento da fauna marinha e alterar a estabilidade de habitats. 

Continua depois da publicidade

Bolha climática

A presença de turbinas eólicas cria uma espécie de esteira de escoamento conhecida como wake eólico: espaço onde o vento diminui e a turbulência aumenta a sotavento. Esse efeito causa pequenas variações de temperatura e umidade em regiões curtas. 

Se tratando de turbinas offshore — no mar —, o quadro é ligeiramente diferente. O mar possui inércia térmica, ou seja, existe um equilíbrio entre o oceano e a atmosfera. Quando a turbina eólica está funcionando, mudanças no fluxo do calor do mar acontecem. 

É possível, inclusive, a formação de nuvens baixas e neblina. Esse fenômeno depende do regime dos ventos, estabilidade atmosférica, desenho das turbinas e estratificação do mar — formação de camadas distintas de mar conforme a densidade. 

Continua depois da publicidade

Portanto, uma das maiores turbinas eólicas offshore do mundo afeta o microclima da região de uma maneira mais potente do que os parques eólicos. 
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados