Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O lugar permite uma imersão na natureza, com acesso direto a trilhas e cachoeiras | Wikimedia Commons
Localizada na região sul de Minas Gerais, mais específico na Serra da Mantiqueira, a cidade de Aiuruoca é muito conhecida pelos turistas por sua natureza exuberante e tranquilidade.
Continua depois da publicidade
Com pouco mais de 5 mil habitantes, segundo o IBGE 2020, Aiuruoca possui esse nome diferente, pois vem de origem tupi que significa “casa do papagaio”.
A cidade foi fundada em 1706 e até hoje se destaca como um destino turístico muito especial, misturando ecoturismo e aventura para toda a família. Confira a seguir os principais destaques de Aiuruoca.
Uma das principais atrações da cidade de Aiuruoca é o Pico do Papagaio. Com mais de 2.100 metros de altura, o lugar oferece uma vista de 360° da região. Para chegar até o local, há uma trilha que exige preparo físico do turista.
Continua depois da publicidade
O município oferece mais de 20 trilhas com variados níveis de dificuldade, além de ter diversas atividades como rapel, canionismo, escalada, moutain bike e tirolesa.
Outro lugar de destaque para a cidade é o Vale do Matutu. O lugar permite uma imersão na natureza, com acesso direto a trilhas e cachoeiras, como a Cachoeira das Fadas, de águas cristalinas, e a Cachoeira do Fundo.
E por falar de cachoeiras, uma das mais belas da cidade é a Cachoeira dos Garcias. Com cerca de 30 metros de altura, o local oferece um grande poço para banho.
Continua depois da publicidade
E não se esqueça de experimentar os azeites artesanais Olibi. Conheça a produção de azeites artesanais e, se possível, participe de um projeto de recuperação de aves brasileiras que há no local.
O que não falta na cidade de Aiuruoca são as festas culturais que mantem a essência do lugar intacta.
As tradições religiosas e culturais são preservadas através de festas como a Folia de Reis e o Congado.
A Folia de Reis é uma festa popular e religiosa que celebra a visita dos Três Reis Magos a Jesus Cristo, ocorrendo entre 24 de dezembro e 6 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Já o Congado é uma celebração cultural e religiosa afro-brasileira, caracterizada por rituais, danças, música e cantos, com forte ligação à devoção a santos católicos como Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Músicas com ritmos tradicionais, como o catira e a viola caipira, mantêm viva a identidade local.
E para finalizar, a culinária local celebra os sabores autênticos da região, com destaque para os queijos artesanais e o feijão-tropeiro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade