Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Flagras de espécies silvestres têm sido frequentes no local | Reprodução/Youtube
A Mata de Santa Genebra, em Campinas, é uma grande área de preservação ambiental, de 252 hectares, equivalente a 353 campos de futebol.
Continua depois da publicidade
Hoje administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), a floresta pertencia antiga Fazenda Santa Genebra, uma das fazendas históricas da cidade, e foi doada ao município pela proprietária, Jandira Pamplona de Oliveira.
É um dos principais pontos de preservação de Campinas, que tem outros equipamentos do tipo, como o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.
A Mata de Santa Genebra funciona como um grande refúgio para diversas espécies. Entre os trabalhos realizados estão o monitoramento da fauna, que conta com auxílio de câmeras de monitoramento. Por isso, não é incomum que elas flagrem animais silvestres.
Continua depois da publicidade
Confira cinco momentos em que os animais foram flagrados em meio a natureza.
Um pequeno e curioso filhote de onça-parda foi flagrado no interior da floresta pelas câmeras de monitoramento entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2024.
De acordo com Thomaz Barrella, biólogo da FJPO, o filhote deve ter nascido em julho deste ano e estaria, portanto, com cerca de 5 meses.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Campinas publicou o vídeo no Shorts do Youtube.
Entre outubro e novembro de 2024 as câmeras flagraram um casal de cachorros-do-mato caminhando pela unidade de conservação. Os animais moram na Mata de Santa Genebra.
“Os cachorros-do-mato são monogâmicos e o casal pode ter de 3 a 6 filhotes por ninhada", explica Barrella..
Continua depois da publicidade
"Embora não estejam listados como ameaçados de extinção, a espécie vem sofrendo forte pressão pela perda de habitat e pelo contato cada vez mais frequente com cães domésticos, dos quais adquirem doenças para as quais não possuem resistência”, emenda.
As câmeras captaram imagens de duas fêmeas de onças-pardas andando pela mata durante o dia no início de 2014. Um flagrante raro, segundo o especialista.
Ele explica que as onças possuem um hábito primariamente crepuscular e noturno, e durante o dia costumam descansar e se abrigar.
Continua depois da publicidade
Um filhote de onça-parda foi flagrado pelas câmeras instaladas no Mini Pantanal Sanã, na Mata de Santa Genebra, no dia 20 de março.
Nas imagens, é possível notar ao fundo os olhos brilhantes de mais duas onças, da mãe e de outro filhote. Os felinos caminhavam pela margem do Riacho Sanã.
Esta é mais antiga, de 2011, e não tem vídeo, mas vale o registro. Uma onça-parda da Mata de Santa Genebra foi flagrada pelo circuito interno da Ceasa (Central de Abastecimento de Campinas), que fica ao lado da floresta.
Continua depois da publicidade
O felino ainda passou por uma agência bancária com bastante calma antes de voltar para a mata.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade