Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cientistas investigam se a inteligência pode realmente ser herdada, e qual dos pais teria mais influência nesse processo | Freepik
A inteligência, assim como outras características humanas, têm forte influência genética. Ela não depende apenas do ambiente em que a pessoa cresce, mas também da herança transmitida pelos pais.
Continua depois da publicidade
Pelo menos é isso que um estudo científico aponta. Segundo os pesquisadores, um dos pais exerce maior influência no desenvolvimento intelectual dos filhos que o outro. Mas será que isso é verdade? Entenda.
Uma pesquisa publicada no portal de psicologia Psychology Spot sugere que a inteligência das crianças é, em grande parte, herdada das mães.
O estudo foi realizado com camundongos que tiveram o material genético modificado para analisar separadamente a influência dos genes paternos e maternos.
Continua depois da publicidade
Os resultados mostraram que os roedores com maior quantidade de DNA materno apresentavam cérebros maiores e corpos menores. Já aqueles com predominância de genes paternos tinham corpos maiores e cérebros menores.
Segundo os pesquisadores, essa diferença está ligada aos genes associados ao cromossomo X, responsável por diversas funções cognitivas.
Como as mulheres possuem dois cromossomos X (XX) e os homens apenas um (XY), a probabilidade de os filhos herdarem mais traços intelectuais da mãe é maior.
Continua depois da publicidade
Embora o estudo com camundongos traga resultados interessantes, uma pesquisa da Universidade de Minnesota, baseada na análise de todo o material genético de mais de um milhão de pessoas, apresentou uma visão mais ampla sobre o tema.
Os cientistas identificaram 1.271 variações genéticas relacionadas à inteligência e ao desempenho acadêmico.
Além disso, eles concluíram que não existe um único gene responsável pela inteligência. Cada uma dessas variações tem efeito mínimo sobre o QI, e não foi possível determinar se elas são herdadas principalmente da mãe ou do pai.
Continua depois da publicidade
Também é preciso lembrar que o ambiente tem papel essencial no desenvolvimento da inteligência.
Fatores como educação, estímulos na infância e o contexto em que a criança cresce podem influenciar diretamente sua capacidade de aprender e se desenvolver cognitivamente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade