Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O aracnídeo surpreende pelo habitat incomum e pela coloração rara na natureza | Reprodução/Youtube
Em uma expedição de pesquisadores tailandeses foi encontrada uma espécie de tarântula nunca estudada antes. A descoberta aconteceu na província de Phang Nga, no sul da Tailândia, onde os cientistas da Universidade Khon Kaen presenciaram um animal de cor incomum transitando em uma árvore da floresta do mangue.
Continua depois da publicidade
Batizada de Chilobrachys natanicharuml, a aranha possui uma das cores mais raras da natureza: o azul-neon. Segundo os pesquisadores, a coloração tem pouco a ver com a pigmentação natural da espécie, mas sim com um efeito de luz causado por nanoestruturas presentes nos pelos.
Além do azul-metálico, a tarântula também possui cabelos violetas, que são comuns nas espécies mais jovens.
Em entrevista à CNN, o líder da expedição, Narin Chomphuphuang, contou que a equipe precisou subir em árvores para alcançar o animal.“Durante a nossa expedição, caminhamos à tarde e à noite durante a maré baixa, conseguindo recolher apenas dois deles”.
Continua depois da publicidade
Apesar de já ter sido avistado em um mercado de tarântulas há um tempo, não se sabia qualquer informação sobre o Chilobrachys. Esta é a primeira vez que as características do animal azulado são definidas formalmente.
Segundo Narin Chomphuphuang, devido à devastação da floresta do mangue, muito causada pelo desmatamento, a tarântula azul elétrica é uma das tarântulas mais raras do mundo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade