Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Essa fruta ajuda a prevenir a depressão | Imagem: PxHere
Depressão é uma doença muito complexa, possuindo causas tanto sociais quanto fisiológicas. Para combatê-la, não bastam apenas remédios, é preciso repensar hábitos. Mas essa fruta comum, que todos têm em casa, ajuda a combater os sintomas, segundo Harvard.
Continua depois da publicidade
O estudo acompanhou mais de 32 mil enfermeiras e 200 enfermeiros e percebeu que um hábito simples, comer frutas cítricas com frequência, pode prevenir sintomas da depressão. A mais famosa delas é a laranja.
Entenda agora como a laranja combate sintomas depressivos, quantas você deve comer para sentir os benefícios e mais detalhes do estudo.
Os profissionais de enfermagem lidam muito de perto com o sofrimento das pessoas e, às vezes, passam por vários lutos em um único dia. Por isso, é uma classe que possui prevalência de sintomas depressivos.
Continua depois da publicidade
Segundo Dorisdaia de Humerez, doutora em Enfermagem Psiquiátrica, em entrevista à universidade “o enfermeiro cuida de pessoas e lidar com a morte delas é escancarar a finitude do ser humano. Essas mortes geram muitos mecanismos de defesa, e nem sempre saudáveis”.
Por isso, para eles, mudanças eficazes de hábito podem ser ainda mais importantes para a saúde mental. E comer laranjas é uma ótima mudança, sugere o estudo.
É isto que indica Raaj Mehta, principal autor do estudo e instrutor de medicina na Escola Médica de Harvard. Segundo o especialista, comer uma laranja por dia pode reduzir o risco de depressão em 20%.
Continua depois da publicidade
Essa fruta cítrica potencializa a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores conhecidos como “hormônios da felicidade”. Essas moléculas estão associadas às sensações de bem estar, aumento da percepção de energia e regulação do estresse.
Os mecanismos para isso acontecer são complexos e vão além da vitamina C.. O estudo de Mehta, na verdade, investigou o intestino dos pacientes.
Os pesquisadores analisaram fezes dos pacientes para investigar o que essas pessoas que comem laranja todos os dias possuem em comum. O que eles encontraram foi uma bactéria, a F. prausnitzii, no intestino. Na entrevista ao portal de notícias de Harvard, Raaj Mehta explica melhor:
Continua depois da publicidade
“Ela é mais abundante em pessoas sem depressão do que em pessoas com depressão, e o consumo excessivo de frutas cítricas também foi associado a altos níveis de F. prausnitzii. Portanto, acreditamos que ela pode associar o consumo de frutas cítricas a uma boa saúde mental”
Há alguns outros estudos ligando o metabolismo da F. prausnitzii com a liberação de serotonina e dopamina, o que comprova a ligação encontrada pela equipe de Mehta.
A ciência aproxima cada vez mais o intestino do cérebro humano, pois percebe-se que os dois são muito dependentes entre si. Alguns vão além e chamam o intestino de “segundo cérebro”.
Continua depois da publicidade
Para Raaj Mehta, os resultados do estudo não são exatamente novidade: “Há tantas evidências agora sugerindo uma forte ligação entre o intestino e o cérebro que não fiquei surpreso ao descobrir mais.”
Por isso, lembre-se de chupar uma laranja depois do almoço, você pode se sentir bem melhor!
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade