Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A Ponte Dourada, no Vietnã, parece ter vindo de outro mundo | Imagem: Trung Le/Wikimedia Commons
Pontes não conectam apenas duas margens de um rio ou duas sessões de uma montanha, mas conectam pessoas a seus destinos. Com esse valor poético em mente, o jornal Blick elegeu as 11 mais bonitas do mundo.
Continua depois da publicidade
Não são apenas pontes de travessia de carros, mas também de trens. Não é surpresa que a maioria fique na Europa, mas alguns destinos nos Estados Unidos e na Ásia também surpreendem. Veja a lista:
Essa ponte levou oito anos para ser construída e mais de 1,4 trabalhadores foram empregados no processo. Ela liga as margens norte e sul de Sydney, na Austrália, e foi inaugurada em 1938.
A famosa Golden Gate não é só símbolo da cidade de São Francisco, mas frequentemente dos Estados Unidos como um todo. Foi inaugurada em 1937 e possui 2,7 quilômetros de extensão. Frequentemente fica encoberta por neblina, o que apenas aumenta sua aura imponente.
Continua depois da publicidade
Outra ponte estadunidense na lista, a Ponte das Sete Milhas é uma maravilha de engenharia e arquitetura. Possui, bem, sete milhas de extensão, o que dá cerca de 11 quilômetros. Quem passa por ela possui a impressão de estar deslizando por cima do oceano.
A Ponte do Brooklyn já foi cenário de diversos filmes e é um dos pontos turísticos mais visitados de Nova York. É também a ponte suspensa mais antiga dos Estados Unidos, ligando o bairro de Brooklyn a Manhattan.
A Ponte Dourada de Da Nang, no Vietnã, traz turismo com atmosfera mística: é sustentada por grandes mãos de fibra de vidro que parecem rochas, então a ponte parece ser segurada por um imenso titã de pedra. Possui 150 metros de comprimento e foi inaugurada em 2018.
Continua depois da publicidade
Assim como a anterior na lista, a Ponte Hélix é exclusiva para pedestres, e foi construída em formato de dupla hélice, assim como o DNA. Possui 280 metros de extensão e foi inaugurada em 2010.
Essa ponte é uma das mais antigas da lista. Cruza o Danúbio e fica em Budapeste, capital da Hungria. Foi inaugurada em 1849.
Mais uma europeia na lista, a Ponte Rialto em Veneza, na Itália, é famosa por cruzar o canal principal da cidade, possuir 7 metros de altura e ser o grande ponto por onde passam os barqueiros e as gôndolas por baixo.
Continua depois da publicidade
A ponte Vecchio, de Florença, também na Itália, foi inaugurada no século 14, e ainda está de pé. O ponto histórico possui lojas em seus arcos e lembram uma Europa de outro tempo.
A Tower Bridge de Londres, na Inglaterra, não poderia de jeito nenhum ficar de fora dessa lista. A estrutura neogótica é símbolo da cidade e cada uma de suas torres parece um pequeno castelo. Cruza o Rio Tâmisa e abre em 86 graus para a passagem de barcos por baixo.
O Viaduto Landwasser é na verdade parte de uma ferrovia, mas seus imensos arcos de pedra e a belíssima paisagem fazem dela a ponte mais bonita do mundo. Fica localizada na Suíça e por ela passam 60 trens todos os dias.
Continua depois da publicidade
Essas pontes cruzam rios, canais ou oceanos. Algumas facilitam o transporte. Outras encantam pela arquitetura e pela paisagem. Todas carregam a ideia de conexão — entre lugares e pessoas.
Se quiser saber mais sobre extremas obras de engenharia, vale conferir a lista sobre a maior ponte marítima do mundo. E para quem interessa pontes históricas no Brasil, há curiosidades sobre a primeira ponte suspensa construída no país.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade