Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Caso o gato possua brinquedos, deixá-los perto da caixa é uma boa escolha, tornando aquele setor ainda mais propício para a diversão do pet | Arina Krasnikova/Pexels
Os amantes de gatos já perceberam que os felinos sentem um carinho e têm a atenção atraída por caixas de papelão. Apesar de curioso, este comportamento tem fundamentos ligados à biologia e à psicologia animal.
Continua depois da publicidade
A ciência explica os motivos que fazem os gatos buscarem caixas em diferentes situações, buscando segurança, tranquilidade e conforto.
O instinto de sobrevivência também ajuda na explicação. Saiba mais abaixo.
Animais selvagens no princípio, os felinos naturalmente buscavam tocas e locais fechados para se sentirem protegidos dos predadores naturais e poderem observar o ambiente em silêncio.
Continua depois da publicidade
Desta forma, carregando este instinto em seu DNA, os gatos encontram nas caixas um sentimento de refúgio, com tranquilidade e controle, reduzindo o nível de ansiedade ao ficarem em um espaço delimitado.
Além disso, os gatos costumam se adaptar mais facilmente aos ambientes quando eles contam com uma caixa de fácil acesso para o animal.
A curiosidade do animal também é despertada com o formato da caixa, que costuma variar de tamanho e possuir abas que abrem e fecham. Entrar, arranhar ou até se esconder dentro dela se torna um jogo instintivo que combina exploração e enriquecimento ambiental.
Continua depois da publicidade
Caso o gato possua brinquedos, deixá-los perto da caixa é uma boa escolha, tornando aquele setor ainda mais propício para a diversão do pet, o estimulando mental e fisicamente.
O papelão age como um isolante natural, ajudando o gato a manter o corpo aquecido, sendo mais um fator a explicar o amor dos gatos pelo material. Isso se torna ainda mais útil em ambientes frios ou em casas com correntes de ar.
Assim, se torna muito comum os felinos preferirem caixas menores, que deixam o corpo mais ajustado. Quanto mais apertado o espaço, maior a eficiência para conservar calor.
Continua depois da publicidade
Estudos em comportamento animal apontam que caixas também funcionam como uma "zona de segurança" para os gatos. Em caso de mudanças na casa, viagens ou visitas ao veterinário, os objetos ajudam a controlar a ansiedade dentro do possível.
Isso reduz o estresse e contribui para a adaptação e bem-estar felino nestas situações. Por fim, incentivar este ambiente ajuda na qualidade de vida do gato, deixando a casa mais rica e acolhedora.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade