Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Torres capacitou mais de 1600 merendeiras no projeto Cozinheiros pela Educação | Reprodução/YouTube 50 Best
Janaina Torres foi eleita a melhor chef feminina do mundo pelo prestigiado ranking The Worlds 50 Best Restaurants.
Continua depois da publicidade
Segundo a premiação, o título deve-se à enorme contribuição culinária da vencedora ao mundo. Os principais restaurantes dela ficam no centro de São Paulo, veja os endereços:
A casa brasileira mais bem colocada entre os 50 melhores restaurantes do mundo é "A Casa do Porco". Torres comanda o estabelecimento junto do chef Jefferson Rueda. Uma das propostas da proprietária é transformar a alimentação da população.
Por isso, costuma oferecer produtos artesanais de qualidade a preços acessíveis.
Continua depois da publicidade
O grupo ainda possui a lanchonete Hot Pork, Sorveteria do Centro e o frigorífico artesanal: Porco Real — todos localizados no bairro da República em São Paulo.
Torres também é a única brasileira entre as 500 pessoas mais influentes da América Latina, segundo a edição de 2023 do portal Bloomberg Línea.
Nascida e criada no centro da cidade, foi pioneira do movimento de retomada da área — quando, em 2023, uma onda de furtos ameaçou diminuir a clientela dos restaurantes próximos à praça da República.
Continua depois da publicidade
Atenta às causas sociais, a chef foi voluntária no projeto Cozinheiros pela Educação. Foram ministradas diversas aulas com cozinheiras do ensino público de São Paulo. A melhor profissional culinária do mundo compartilhou técnicas de preparo, tempero e cocção.
Em artigo para a Folha de S. Paulo, Torres contou que um fator determinante para a sua participação foi a concordância por parte do governo em abolir os ultraprocessados que compunham a merenda escolar.
“Enquanto a merenda não se tornar política de Estado, não apenas de governo, temo que ações como as que fizemos sejam acontecimentos efêmeros”, disse a chef por meio da Folha de S. Paulo.
Continua depois da publicidade
O compromisso com a alimentação é perceptível em Torres por meio da busca por sustentabilidade e união com colegas latino-americanos.
“Somos responsáveis pela felicidade de quem entra nos nossos restaurantes. Amo ser cozinheira, amo minha profissão e quero continuar fazendo pessoas felizes através da minha comida”, afirmou ao jornal Estado de S. Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade