Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O preparo do caldo envolve técnicas ancestrais de cozimento utilizando apenas fogo e pedras | Reprodução YouTube/Alberto A. Verastegui
Ao contrário da sopa de pedra do Brasil – que reúne legumes, carnes e temperos locais –, o caldo de pedra guarda uma tradição única do México.
Continua depois da publicidade
Ele é típico do estado de Oaxaca e surgiu entre os indígenas chinantescos da comunidade de San Felipe Usila.
Segundo o jornal El Universal, o preparo do caldo envolve técnicas ancestrais de cozimento, utilizando apenas fogo e pedras. Além disso, a tradição diz que o cozimento é de responsabilidade exclusiva dos homens, como forma de homenagear e demonstrar gratidão às mulheres.
Além de ser simples de fazer, o caldo de pedra é composto por ingredientes de fácil acesso, como camarão, tomate, filé de peixe, ervas e temperos.
Continua depois da publicidade
Pedras de rio bem lavadas e pré-fervidas também são acrescentadas na panela para manter o caldo quente por mais tempo. O nome do prato, por sinal, vem dessa técnica muito utilizada pelos povos originários.
Diversos benefícios para a saúde são atribuídos ao caldo de pedra. A combinação de peixe, camarão e vegetais fornece proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais e uma variedade de vitaminas.
Além disso, ervas como epazote e chiles, comuns nessa iguaria, possuem propriedades anti-inflamatórias e benéficas para o sistema digestivo.
Continua depois da publicidade
Diferente do caldo, a sopa de pedra é um prato de origem portuguesa muito popular no Brasil. Em vez de frutos do mar, ela é composta por feijão, legumes, carnes e enchidos.
Mas o nome do prato não tem nada a ver com a técnica ancestral. Sua origem está ligada à lenda de um frade viajante que chegou faminto a uma aldeia e pediu uma panela emprestada para preparar uma sopa usando apenas uma pedra.
Os moradores, curiosos, começaram a colaborar, adicionando ingredientes como feijão, batata, chouriço e couve, até formar um prato completo.
Continua depois da publicidade
Depois da refeição, é revelado que a pedra era apenas um pretexto do frade para fazer com que os moradores lhe dessem um prato de comida de graça.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade