Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mulher deixa de atender ligação e quase perde R$ 100 mil | Anastasiia Yuu/Unsplash
Uma mulher de 51 anos, moradora de Curitiba, recusou diversas ligações por mais de duas semanas sem saber que do outro lado da linha estava a notícia de que ela havia ganhado um prêmio de R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná.
Continua depois da publicidade
Izabel Azevedo acreditava que as chamadas insistentes eram mais uma tentativa de golpe, um receio cada vez mais comum entre os brasileiros. A desconfiança foi tanta que ela quase perdeu a chance de mudar de vida com o dinheiro que ganhou.
O sorteio aconteceu no dia 7 de julho, mas o prêmio só foi entregue no dia 22, após a equipe do programa tomar uma atitude drástica e surpreendente para conseguir encontrá-la e provar que a premiação era, de fato, verdadeira.
Moradora do bairro Alto Boqueirão, Izabel relatou que já tinha ganhado outros prêmios menores do programa, mas desta vez não conferiu o site, onde os resultados são divulgados oficialmente, e deixou a desconfiança falar mais alto.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à CNN, ela desabafou sobre a situação. “Eu vi que tinha um monte de ligações, mas eu não quis atender por achar que seria mais uma tentativa de fraude”, afirmou a ganhadora. “Só que, dessa vez, eu deveria ter atendido”.
A situação escalou a ponto de Izabel bloquear o número usado pela equipe do programa para entrar em contato, dificultando ainda mais a comunicação e aumentando a apreensão dos organizadores, que precisavam entregar a boa notícia.
Com as ligações sendo ignoradas e o contato bloqueado, a equipe do Nota Paraná precisou ser criativa. Marta Gambini, coordenadora do programa, contou que eles tentaram até mesmo contato pelas redes sociais, mas também não tiveram sucesso.
Continua depois da publicidade
Sem alternativas, a solução foi recorrer a um método que não falha. “Então tivemos que vir bater na porta mesmo. Uma comunicação à moda antiga”, explicou Marta, sobre a decisão de ir pessoalmente até a residência de Izabel para entregar o prêmio.
A visita surpresa finalmente desfez o mal-entendido e garantiu que Izabel recebesse o valor que ganhou por direito ao colocar o CPF em suas notas fiscais. Um final feliz para uma história marcada pela cautela e pela persistência.
A coordenadora do programa, Marta Gambini, enfatiza que o receio de Izabel é totalmente compreensível e, infelizmente, comum. Muitos golpistas usam o nome de programas conhecidos, como o Nota Paraná, para aplicar fraudes e enganar as pessoas.
Continua depois da publicidade
Por isso, é natural que a população fique com um pé atrás ao receber uma ligação ou mensagem informando sobre um prêmio inesperado. A boa notícia é que existem maneiras seguras de verificar a veracidade dessas informações sem se expor a riscos.
A principal dica é nunca agir por impulso. Golpistas geralmente criam um senso de urgência para que a vítima não tenha tempo de pensar. Desconfie sempre de pedidos para clicar em links, fornecer dados pessoais ou fazer qualquer tipo de pagamento antecipado.
A maneira mais segura de confirmar uma premiação do Nota Paraná é simples e não depende de nenhuma ligação. “É muito fácil confirmar a veracidade da informação: basta acessar o aplicativo do programa e verificar se há algum aviso de bilhete premiado”, explica Gambini.
Continua depois da publicidade
A Secretaria da Fazenda também reforça que o contato oficial do programa nunca irá solicitar informações sensíveis. A comunicação é feita para avisar sobre o prêmio, e toda a verificação e resgate são feitos pelos canais oficiais e seguros da plataforma.
Se você receber um contato suspeito ou quiser tirar dúvidas sobre sua participação no programa e possíveis prêmios, a recomendação é usar os canais de atendimento oficiais. Eles são a fonte mais segura para obter informações corretas.
Para garantir sua segurança e não cair em golpes, a Secretaria da Fazenda divulga os meios de contato oficiais do programa. Salve esses números e use-os sempre que precisar confirmar alguma informação ou tirar dúvidas:
Continua depois da publicidade
A história de Izabel serve como um alerta para todos: é fundamental ser cauteloso, mas também é importante conhecer os canais corretos para não deixar uma grande oportunidade passar por medo de uma fraude. Com informação, é possível se proteger e celebrar as boas notícias.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade