A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 31 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Nem todas as praias do litoral de SP são abertas ao público; entenda o que limita o acesso

Em certos trechos, visitantes só entram após identificação e liberação de estacionamento

Vitoria Estrela

30/10/2025 às 14:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Restrições ambientais e segurança marítima estão entre os fatores que limitam a visitação

Restrições ambientais e segurança marítima estão entre os fatores que limitam a visitação | GFreihalter/Wikimedia Commons

No litoral de São Paulo, há praias que não podem ser acessadas livremente. Em alguns casos, o visitante precisa se cadastrar, aguardar autorização ou respeitar o número máximo de pessoas permitidas. 

Continua depois da publicidade

Em Tijucopava, no Guarujá, há relatos de estradas interditadas desde fevereiro para reparos (Foto: André Rodrigues 2015/Wikimedia Commons)
Em Tijucopava, no Guarujá, há relatos de estradas interditadas desde fevereiro para reparos (Foto: André Rodrigues 2015/Wikimedia Commons)
A praia é considerada imprópria quando a água do mar apresenta mais de 100 colônias de bactérias para cada 100 mililitros de água (Foto: Freepik)
A praia é considerada imprópria quando a água do mar apresenta mais de 100 colônias de bactérias para cada 100 mililitros de água (Foto: Freepik)

A seguir, entenda os principais motivos que fazem com que certas praias paulistas tenham regras específicas ou acesso restrito.

Praias em condomínios fechados

O litoral de São Paulo já possui praias com acesso controlado por estarem localizadas em loteamentos privados. É o caso da praia de Iporanga, que fica dentro do condomínio de mesmo nome.

O visitante precisa se identificar na portaria, aguardar vaga de estacionamento (há limite diário de veículos) e o acesso de carro pode ser afetado pelo número de vagas ou pela interdição de estradas de acesso.

Continua depois da publicidade

Já em Tijucopava, há relatos de estradas interditadas desde fevereiro para reparos, obstáculos na cancela de entrada ao loteamento, exigência de identificação e controle de visitantes.

Casos parecidos acontecem na Praia de São Pedro, Praia do Sorocotuba, Praia do Éden e Praia das Conchas. Todas ficam localizadas no Guarujá.

Praias em área militar 

No litoral de São Paulo, algumas praias estão localizadas dentro de áreas militares, o que restringe o acesso público. 

Continua depois da publicidade

Por exemplo, a Praia do Moisés, no Parque Ecológico e Militar do Forte dos Andradas (Guarujá), só pode ser frequentada por pessoas autorizadas, sob riscos de sanções criminais, assim como as praias do Bueno e Uça.

Outra praia com acesso restrito é a Praia da Ponta do Monduba, que exige solicitação prévia ou estar em uma lista de visitantes elaborada pelos militares para permitir a entrada. 

Esses locais são restringidos para garantir a proteção ambiental e o controle de segurança. Visitantes interessados devem sempre buscar autorização oficial antes de tentar acessar essas áreas para evitar riscos legais e físicos.

Continua depois da publicidade

Praias impróprias para banho 

De acordo com o último relatório semanal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o litoral de São Paulo está com 50 praias impróprias para banho, enquanto 128 permanecem próprias.

A praia é considerada imprópria quando a água do mar apresenta mais de 100 colônias de bactérias para cada 100 mililitros de água. Se não for recomendado pela Cetesb, o local é sinalizado com uma bandeira vermelha.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados