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								Episódios de até dois minutos podem ser assistidos em aplicativos de streaming mediante assinatura mensal | Divulgação/ReelShort
A novela brasileira é vista como um dos maiores símbolos culturais do país, reconhecida por retratar a realidade, discutir temas sociais e influenciar comportamentos.
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Para acompanhar as mudanças do público, o gênero tem se reinventado e incorporado novas linguagens e formatos.
A mais recente aposta é a “novela vertical”, produção feita para ser assistida na tela do celular, com capítulos curtos e dinâmicos.
O formato, que já conquistou espectadores na China e nos Estados Unidos, chega agora ao Brasil com um projeto da Rede Globo, estrelado por Jade Picon, Débora Ozório e Daniel Rangel.
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Diferente das novelas televisivas, as novelas verticais são criadas especialmente para serem vistas por celulares ou tablets.
Com capítulos curtos, de até dois minutos, essas produções ganham cada vez mais espaço em um país onde quase 90% da população com mais de nove anos possui telefone móvel, segundo o IBGE (2024).
Está enganado quem acha que a Rede Globo será a primeira a lançar esse tipo de novela. O formato já é um fenômeno no entretenimento tanto no Brasil quanto em outros países.
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Em entrevista ao portal Leo Dias, a diretora geral do Kwai Brasil, Claudine Bayma, contou que o aplicativo de vídeos curtos foi o pioneiro das mini novelas brasileiras lá em 2022.
De acordo com ela, cerca de 20% de todo o investimento do Kwai no Brasil é dedicado à produção das novelas verticais. No momento, o aplicativo conta com mais de 100 minisséries, que alcançam uma média de 5 milhões de visualizações por obra.
Nos últimos dois anos, as mini novelas atingiram mais de 60 bilhões de visualizações na plataforma. “Esses dados confirmam a força do formato junto ao público brasileiro”, conta Claudine Bayma.
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O Kwai trabalha com cerca de 4.700 criadores parceiros, gerenciados por mais de 20 agências especializadas nas minisséries.
E, de acordo com a diretora, o investimento não vai parar tão cedo: “Estão previstos para este ano cerca de 80 episódios mensais regulares e 10 minisséries especiais com 10 episódios cada”.
Na China, a novela vertical faz sucesso desde 2018, ganhando força durante a pandemia do Covid-19. Já nos Estados Unidos, o formato emplacou em 2023, com o sucesso das plataformas de streaming.
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As empresas ReelShort, DramaBox e GoodShort já dominam o segmento ao oferecerem novelas curtas, por um valor mensal, em seus aplicativos.
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