Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O dente-de-leão representa esperança em várias regiões da Europa | Sandra Seitamaa | Unsplash
O seu quintal também está cheio de dentes-de-leão? Na verdade, eles são um tipo de erva daninha bastante útil. Funcionam como uma fonte de néctar e pólen para borboletas, abelhas e outros insetos, mas também revelam algo sobre o solo do seu jardim.
Continua depois da publicidade
Os dentes-de-leão podem florescer o ano todo, mas é nos meses de abril e maio que vemos mais flores. Eles são importantes para a flora do seu jardim, mas também para a fauna.
A planta indica, especialmente em combinação com outras plantas ou flores silvestres, a composição e a qualidade do solo. São chamadas de plantas indicadoras ou plantas sinalizadoras.
Se você vê muitos dentes-de-leão, isso significa que o solo é rico em nitrogênio, compactado e com deficiência de cálcio.
O cálcio é essencial para o solo, ele mantém o pH equilibrado, evitando que a terra fique muito ácida, e ajuda a manter ela fofa, o que favorece o crescimento das plantas.
Os dentes-de-leão ajudam a restaurar naturalmente solos pobres em cálcio. Suas raízes principais crescem diretamente para baixo, alcançando camadas mais profundas do solo onde ainda há cálcio.
Assim, eles transportam o cálcio para as camadas superiores do solo, melhorando-o naturalmente. Por isso, pense duas vezes antes de tentar eliminar essa planta - que, aliás, é bastante difícil de erradicar - do seu quintal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade