Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Ouvimos essa pergunta desde que somos crianças e, até agora, sempre houve dúvidas sobre qual era a resposta correta. Nem mesmo a ciência sabia responder com certeza à questão.
Continua depois da publicidade
Estudos de diversas universidades pelo mundo tentaram achar a solução para o enigma, e dois deles chegaram a conclusões reais e fundamentadas. O problema é que as respostas são diferentes.
Enquanto uma pesquisa da Universidade de Genebra, na Suíça, afirma que o ovo veio primeiro, um estudo divulgado pela revista Nature afirma que novas evidências demonstram que, na verdade, a precursora foi a galinha. Entenda as duas teorias.
Pesquisadores suíços mostraram que o ovo veio antes da galinha. Eles estudaram o Chromosphaera perkinsii, um organismo marinho unicelular que forma “ovos” primitivos bilhões de anos antes das aves.
Continua depois da publicidade
Esse ser microscópico, achado perto do Havaí, vive em colônias. Quando atinge certo tamanho, ele se divide e cria estruturas com células coordenadas, lembrando um embrião encapsulado — um “ovo” muito antigo.
Segundo Omaya Dudin, que liderou a pesquisa da Universidade de Genebra, em entrevista ao portal Tempo, isso indica que a coordenação celular e diferenciação multicelular surgiram muito antes das galinhas. Portanto, “a natureza teve ferramentas genéticas para criar ovos antes de inventar galinhas”.
A pesquisa publicada na Nature defende que a galinha veio antes do ovo, do ponto de vista evolutivo. Seus ancestrais, semelhantes a répteis, geravam filhotes em ovos internos, sem casca rígida, como ainda fazem algumas cobras e lagartos hoje.
Continua depois da publicidade
Esses seres eram vivíparos ou ovovivíparos: os embriões se desenvolviam dentro do corpo da mãe, em membranas flexíveis. Ou seja, existem ovos, mas eles não têm casca e ficam na barriga da fêmea até o nascimento do filhote. Só depois, ao longo da evolução, surgiu a casca dura e a postura externa dos ovos que conhecemos hoje.
Assim, antes do ovo rígido, já existiam aves primitivas, capazes de gerar e proteger seus filhotes internamente. Para os cientistas dessa linha, o “projeto galinha” antecede o ovo como o entendemos hoje.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade