A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 16 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Olimpíadas 2024: Como funciona o Handebol de praia, que terá exibição em Paris?

Brasil é considerado uma das principais potências da modalidade, que é pouco conhecida no País

Leonardo Sandre

16/06/2024 às 14:00  atualizado em 19/07/2024 às 10:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Time do Brasil é uma das potências na modalidade

Time do Brasil é uma das potências na modalidade | Santiago Russo/Novo Beach Handball Brasil

O handebol de praia, criado no fim da década de 80, é uma das novidades para as Olimpíadas de Paris em 2024. Embora a modalidade na areia ainda não seja considerada olímpica, o esporte contará com um torneio de exibição reunindo os melhores jogadores do mundo durante os Jogos.

Continua depois da publicidade

Mesmo com a modalidade pouco conhecida em território nacional, o Brasil é o maior medalhista em mundiais e chega como uma das estrelas da competição.

Vendo sendo comum nas últimas edições olímpicas a realização de torneios de exibição de novos esportes, que ainda não integrem oficialmente o calendário dos Jogos.

O evento de apresentação do handebol de praia é parte de uma parceria entre a organização de Paris 2024 e a Federação Internacional de Handebol.

Continua depois da publicidade

Como será a competição em Paris

Maison du handball pronta para Olimpíadas de Paris em 2024Maison du handball, sede dos jogos nas Olimpíadas de Paris em 2024— Foto: Divulgação/Paris 2024

A disputa de exibição será acompanhada por uma série de comemorações como a passagem da chama olímpica, transmissões ao vivo de jogos, entre outras programações gratuitas, em Cretéil, na França.

O torneio de exibição será realizado nos dias 27, 28 e 29 de julho, na Maison du Handball, em Créteil, a 20 km do Estádio Olímpico. Serão seis equipes, todas comandadas por medalhistas do esporte, como a argentina Letícia Brunati, que conquistou o ouro nos Jogos da Juventude de 2018.

Ao longo dos três dias, três equipes com estrelas do handebol mundial de nacionalidades mistas e uma da seleção francesa vão para a disputa, tanto no feminino, quanto no masculino. No total, serão 64 atletas na competição entre os melhores do mundo, sendo 32 homens e 32 mulheres.

Continua depois da publicidade

Atletas brasileiros nos times de nacionalidades mistas

Patricia Scheppa durante competiçãoPatricia Scheppa durante competição — Foto: Reprodução/Instagram

Feminino

Patricia Scheppa
Carolina Pires Militão
Renata da Silva Santiago
Nathalie Souza Guedes de Sena

Masculino

Gil Vicente de Paes
Bruno Carlos de Oliveira
Thiago de Oliveira Barcelos

Países participantes na modalidade

Os jogadores de destaque de 18 países vão compor os times do torneio de Paris. São eles: Alemanha, Argentina, Brasil, Catar, China, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irã, Noruega, Polônia, Portugal e Uruguai.

Continua depois da publicidade

Regras

Brasil é considerado potência no handebol de praia  Foto: Santiago Russo/@play_handballBrasil é uma das grandes potências no handebol de praia/Santiago Russo/@play_handball

Abaixo, veja algumas das regras da modalidade.

Número de jogadores

Quatro jogadores ficam em quadra para cada lado. Ao todo, 10 jogadores podem ser relacionados por partida para cada equipe.

Duração do tempo e pontuação

Uma partida de handebol de praia tem dois tempos de 10 minutos, tendo um intervalo de cinco entre eles. A pontuação vale por tempo, ou seja, quem marcar mais gols em cada tempo, leva um ponto. Caso cada equipe marque mais gols em um dos tempos, há o empate.

Continua depois da publicidade

Empate

Se ao fim de dois tempos, o placar estiver em 1 a 1 (um tempo ganho por cada), a vitória da partida será decidida no equivalente à cobrança de pênaltis do futebol: cinco jogadores de cada equipe precisam acertar tiros de 6 metros, enfrentando o goleiro.

Já caso seja o tempo em um dos sets, a solução é mais simples: nesse cenário, a decisão é feita pelo “Golden Goal”, ou seja, a equipe que fizer o primeiro gol leva a parcial.

Gols de 2 pontos

Na modalidade do handebol nas areias há três situações que podem valer dois pontos:

  • Gols em que o jogador tenha controlado a bola no ar;
  • Tiros de seis metros;
  • Gols de goleiro.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados