A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 15 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Polos magnéticos da Terra se inverteram há mais de 40 mil anos; entenda

Evento pode ter desencadeado uma série de mudanças ambientais, tempestades solares e extinção dos neandertais

Leonardo Sandre

20/10/2024 às 17:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Polos magnéticos da Terra

Polos magnéticos da Terra | Depositphotos

Uma inversão no campo magnético ocorreu há cerca de 42 mil anos e pode ter desencadeado uma série de mudanças ambientais, tempestades solares e a extinção dos neandertais, de acordo com um estudo de pesquisadores da Universidade de New South Wales (UNSW) e do South Australian Museum, na Austrália.

Continua depois da publicidade

Mais recentemente foi divulgada uma animação com base em dados da Agência Espacial Europeia (ESA), que permite “ouvir” uma representação sonora desta inversão, chamada de “Evento de Laschamp”.

Esse evento temporário afetou o campo magnético, que normalmente protege o planeta das partículas solares e ocasionalmente gera auroras ao interagir com elas. Entenda mais abaixo. O texto contém informações do site da CNN.

Como é o campo magnético?

O campo magnético da Terra ajuda na proteção dos humanos, agindo como um escudo contra o vento solar (uma corrente de radiação e partículas carregadas emitida pelo Sol).

Continua depois da publicidade

No entanto, o campo geomagnético é instável em termos de força e direção e tem a capacidade de girar ou se inverter.

Segundo a Nasa, nos últimos 200 anos este escudo protetor em relação ao planeta enfraqueceu quase 10%, embora ainda seja o mais forte dos últimos 100 mil anos. 

Além disso, o polo norte magnético se move sem parar. Identificado em 1831, desde então, ele se deslocou mais de 1.100 km para o norte-noroeste, com sua velocidade aumentando de 16 para 55 km por ano.

Continua depois da publicidade

Recentemente, um grupo de cientistas chineses acabaram criando um campo magnético 800 mil vezes maior que este da Terra, para realizar estudos sobre o tema com uma tecnologia ainda mais avançada.

O que é o Evento de Laschamp?

Este evento ocorreu 42 mil anos atrás, em um período conhecido como Evento de Laschamp. Nesta época, os polos fizeram uma inversão temporária por cerca de 800 anos, mas os cientistas ainda não tinham certeza se e como isso impactou a vida na Terra.

Um grupo de cientistas analisaram sedimentos da época e descobriram que a inversão durou cerca de 440 anos, com o campo magnético operando apenas 25% de sua força atual. A troca de polaridade foi ainda mais rápida, levando apenas 250 anos.

Continua depois da publicidade

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de New South Wales (UNSW) e do South Australian Museum, na Austrália, afirmou que esta mudança, junto da alteração dos ventos solares, pode ter desencadeado uma série de crises climáticas, levando a mudanças ambientais e extinções em massa.

Alguns cientistas chegaram a prever, inclusive, uma tempestade solar ainda para 2024.

Algumas teorias associam o Evento Laschamp com a extinção da megafauna australiana e dos neandertais, porém, diversos especialistas questionam essa conexão devido à falta de evidências consistentes sobre mudanças climáticas naquela época.

Continua depois da publicidade

Foram analisados anéis encontrados em antigas árvores kauri da Nova Zelândia (algumas preservadas em sedimentos há mais de 40 mil anos), para que os cientistas criassem uma escala de como foi a mudança da atmosfera de acordo com o passar do tempo.

Inversão transformada em áudio

Alguns pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca e do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ), usaram dados da missão Swarm, da ESA, para criar uma experiência audiovisual desse evento. 

Além de mapear o movimento das linhas do campo magnético, a equipe produziu uma paisagem sonora com ruídos naturais, como o som de pedras caindo e madeira rangendo.

Continua depois da publicidade

Inversão dos polos magnéticos da Terra ocorrem de forma aleatória

As inversões dos polos podem ocorrer aleatoriamente com intervalos entre 10 mil e 50 milhões de anos, variavelmente.

A última vez que ocorreu uma inversão completa dos polos foi há 780 mil anos. Porém, durante o Evento Laschamp, o campo magnético mudou temporariamente. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados