A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 11 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Posso ser multado se eu não tiver tag e passar no pedágio Free Flow?

Tecnologia permite que motoristas sejam cobrados sem a necessidade de parada

Leonardo Siqueira

11/08/2025 às 17:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
As cidades de São Paulo e Rio de Janiero foram as primeiras a experimentar a tecnologia

As cidades de São Paulo e Rio de Janiero foram as primeiras a experimentar a tecnologia | Reprodução YouTube | TecMundo

O sistema de pedágio automático está ganhando popularidade pelas estradas do Brasil. Em vez de parar nas cabines de pedágio para fazer o pagamento, o motorista precisa apenas atravessar um pórtico (espécie de portão com câmeras), onde a placa e a velocidade serão registradas. 

Continua depois da publicidade

A cobrança será feita automaticamente e os motoristas que tiverem uma tag poderão acompanhar tudo pelo app. Mas, caso a pessoa precise pegar a estrada e não tiver a tag, como vai funcionar?

Sem Tag 

Para aqueles que não possuem a tag, as câmeras registram a placa do veículo durante a passagem pelo pórtico e depois o motorista deve pagar o valor em até 30 dias. Por meio de um dos aplicativos ou do site da concessionária responsável. 

Se o período passar e o pagamento não for feito, algumas restrições podem ser aplicadas. Por isso, é fundamental que o motorista fique atento aos pedágios automáticos ou garanta uma tag o quanto antes. 

Continua depois da publicidade

1. Cobranças 

Assim que passar pelo pórtico, o piloto receberá uma notificação de cobrança através da concessionária responsável pela rodovia. Quanto mais tempo levar para realizar o pagamento, maior pode ser o valor da multa acrescida de juros. 

2. Multa por evasão 

Não pagar a tarifa no prazo estipulado é considerado evasão de pedágio. Infração grave prevista no Código Brasileiro de Trânsito. O valor é de R$ 195,23, somado com mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

3. Sem licenciamento 

Além disso, se o problema persistir, pode ser impedida a renovação do licenciamento anual do veículo. Ou seja, o carro pode ser apreendido e ainda receber uma multa caso seja parado por um guarda. Não tem como regularizar a situação do veículo sem pagar a multa. 

Continua depois da publicidade

4. Ação judicial 

Caso a inadimplência continue, a concessionária pode acionar judicialmente o motorista e cobrar as tarifas devidas. O mesmo acontece para qualquer cabine de pedágio, e não só para o Free Flow. 

O recomendado é adquirir uma tag por meio de um empresa parceira. Manter os dados atualizados e, caso tiver valor pré-pago, certificar-se de que está com a quantidade necessária para as viagens que vai fazer. 

Além disso, ficar atento às sinalizações de cobrança (principalmente Free Flow). Existem aplicativos de controle tanto das empresas parceiras quanto das concessionárias para ajudar os motoristas a acompanhar as tarifas. 
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados