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Qual é a música mais lenta do mundo? Ela vai durar 639 anos

Canção só vai parar de tocar em 2640, cada nota é iniciada sozinha

Leonardo Siqueira

20/08/2025 às 14:08

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Sem a necessidade de intervenção humana, as notas são tocadas sozinhas

Sem a necessidade de intervenção humana, as notas são tocadas sozinhas | Freepik

Uma das performances mais singulares da história da música está em andamento há mais de duas décadas na pequena cidade de Halberstadt, na Alemanha. Trata-se de Organ²/ASLSP (As Slow As Possible), composição do norte-americano John Cage, que deve durar 639 anos. 

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A canção iniciou no 89º aniversário de Cage | Reprodução YouTube | Glockengiesser
A canção iniciou no 89º aniversário de Cage | Reprodução YouTube | Glockengiesser
As primeiras três notas duraram 18 meses, enquanto a primeira mudança de acorde aconteceu em 2003 | Reprodução YouTube |  Glockengiesser
As primeiras três notas duraram 18 meses, enquanto a primeira mudança de acorde aconteceu em 2003 | Reprodução YouTube | Glockengiesser
A "As Slow as Possible" é um conceito extremo de experimentação da música | Reprodução YouTube | Glockengiesser
A "As Slow as Possible" é um conceito extremo de experimentação da música | Reprodução YouTube | Glockengiesser

A execução começou em 2001 e está programada para terminar apenas em 2640. A partitura tem apenas oito páginas e a orientação é simples: tocar “o mais devagar possível”. 

Sem um tempo definido pelo autor, coube aos músicos envolvidos estabelecer a duração da obra. O número de 639 anos foi escolhido em referência à idade do órgão da igreja local na época do início da performance.

O ritmo de séculos

O primeiro acorde da peça soou por cerca de um ano e meio. Desde então, as mudanças de nota são raras. Em alguns casos, passam-se anos até a próxima transição. 

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O instrumento permanece soando ininterruptamente, sem necessidade de músicos no local, já que dispositivos mantêm as teclas pressionadas.

Apesar do caráter experimental, a obra de Cage levanta debates sobre o conceito de música e a percepção do tempo. Para o compositor, organizar sons no espaço temporal independe da duração — minutos ou séculos teriam o mesmo valor.

O limite do ouvido humano

Na prática, porém, há um limite para o que conseguimos compreender como música

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Estudos conduzidos pelo músico e pesquisador Stephen Hart Lehman apontam que notas espaçadas por mais de dois segundos (o equivalente a 30 batidas por minuto) já dificultam a percepção de continuidade. 

A partir desse intervalo, o cérebro passa a registrar cada som como um evento isolado, e não como parte de uma melodia.

Entre filosofia e arte

A experiência em Halberstadt extrapola a prática musical e se aproxima da filosofia. O desafio proposto por Cage questiona não apenas a paciência do público, mas também a própria noção de presente e de duração. 

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Enquanto isso, a obra segue soando lentamente, atravessando gerações e mantendo-se como uma das performances mais ousadas e longas já concebidas.
 

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