Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Sem a necessidade de intervenção humana, as notas são tocadas sozinhas | Freepik
Uma das performances mais singulares da história da música está em andamento há mais de duas décadas na pequena cidade de Halberstadt, na Alemanha. Trata-se de Organ²/ASLSP (As Slow As Possible), composição do norte-americano John Cage, que deve durar 639 anos.
Continua depois da publicidade
A execução começou em 2001 e está programada para terminar apenas em 2640. A partitura tem apenas oito páginas e a orientação é simples: tocar “o mais devagar possível”.
Sem um tempo definido pelo autor, coube aos músicos envolvidos estabelecer a duração da obra. O número de 639 anos foi escolhido em referência à idade do órgão da igreja local na época do início da performance.
O primeiro acorde da peça soou por cerca de um ano e meio. Desde então, as mudanças de nota são raras. Em alguns casos, passam-se anos até a próxima transição.
Continua depois da publicidade
O instrumento permanece soando ininterruptamente, sem necessidade de músicos no local, já que dispositivos mantêm as teclas pressionadas.
Apesar do caráter experimental, a obra de Cage levanta debates sobre o conceito de música e a percepção do tempo. Para o compositor, organizar sons no espaço temporal independe da duração — minutos ou séculos teriam o mesmo valor.
Na prática, porém, há um limite para o que conseguimos compreender como música.
Continua depois da publicidade
Estudos conduzidos pelo músico e pesquisador Stephen Hart Lehman apontam que notas espaçadas por mais de dois segundos (o equivalente a 30 batidas por minuto) já dificultam a percepção de continuidade.
A partir desse intervalo, o cérebro passa a registrar cada som como um evento isolado, e não como parte de uma melodia.
A experiência em Halberstadt extrapola a prática musical e se aproxima da filosofia. O desafio proposto por Cage questiona não apenas a paciência do público, mas também a própria noção de presente e de duração.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, a obra segue soando lentamente, atravessando gerações e mantendo-se como uma das performances mais ousadas e longas já concebidas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade