A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 22 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Símbolos escondidos: segredos por trás dos emblemas e nomes de carros que você nunca percebeu

Origem da simbologia de famosas montadoras é surpreendente; veja algumas delas

Leonardo Siqueira

21/05/2025 às 19:31

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O logotipo é responsável por mostrar as características da montadora do veículo

O logotipo é responsável por mostrar as características da montadora do veículo | Divulgação

Você provavelmente conhece essas grandes marcas e os seus logos, mas sabia que eles têm significados ocultos? De referências ímpares até símbolos com outro sentido, os designs de grandes marcas são pensados não só para conversar com o público, mas também para manter uma tradição. Veja as principais, confirmadas pelas montadoras. 

Continua depois da publicidade

Toyota: Três elipses entrelaçadas e um significado profundo 

As duas elipses perpendiculares internas não representam somente a inicial da montadora. Essas duas formas ovais representam a relação entre o coração dos clientes com o da empresa.

Os espaços entre os círculos exibem o valor infinito que a Toyota quer transmitir. Já a forma circular externa tem outro significado. 

“A oval externa simboliza o mundo que envolve a Toyota. Cada oval é contornada com diferentes espessuras de pinceladas, semelhante à arte com pincel na cultura japonesa”, diz a empresa em seu site oficial. 

Continua depois da publicidade

Hyundai: Um “H” e nada mais?

Indo para a Coreia do Sul, a Hyundai criou um logo simples que mostra não só a primeira letra do nome social da empresa, mas também representa uma relação de confiança mútua. 

Amplamente conhecido como duas pessoas apertando as mãos - o cliente e a montadora -, a imagem reflete toda a parceria que essa gigante automobilística pretende. 

Não só a conexão, mas o formato ondulado em prata mostra uma constante evolução e busca para o progresso. 

Continua depois da publicidade

O dinamismo faz parte da política da empresa, com três pilares bem definidos. Um deles  está no site oficial no Brasil “Continue Hope, com projetos que colaboram com o desenvolvimento das futuras gerações”. 

Os outros dois pilares dizem respeito à mitigação dos impactos ambientais (Continue Earth), e o futuro da mobilidade, principalmente para pessoas com deficiência (Continue Mobility). 

BMW: Hélices ou cores da Baviera?

Subindo para a Alemanha, o que se vê no desenho da BMW? Um círculo dividido em quatro quadrantes das cores branco e azul. 

Continua depois da publicidade

No século XX uma teoria de que o logo representa a hélice de um avião ganhou força depois de uma campanha publicitária da própria BMW.

Em 1929, a montadora anunciou o seu novo motor para aviões e nas hélices era possível ver o logo da empresa. A empresa nunca confirmou essa teoria. 

A segunda e mais forte é a representação da bandeira do Estado da Baviera. O Estado não permitia o uso do seu símbolo por marcas, por isso, as cores foram invertidas. 

Continua depois da publicidade

Subaru: as estrelas de Plêiades 

A maioria das montadoras japonesas têm o sobrenome do seu criador, mas não é o caso da Subaru. O nome significa “unir” e representa o conglomerado estelar das Plêiades - conhecido como “sete irmãs”, embora somente seis sejam visíveis a olho nú. 

Além disso, no desenho da marca, a estrela maior simboliza a Fuji Heavy Industries - empresa mãe original da Subaru -, e as cinco menores as outras empresas que formaram a companhia depois da Segunda Guerra Mundial. 

No site de uma das concessionárias oficiais da Subaru,em Las Vegas, a empresa afirma: “No Japão, o aglomerado estelar das Plêiades é significativo. É associado à mudança das estações e aos ciclos agrícolas, representando renovação e crescimento”. 

Continua depois da publicidade

Mercedes Benz: Domínio em três pontas

Registrado em 1909 pela empresa mãe da Mercedes, a Daimler. O objetivo na época, era de que os motores da empresa dominassem os ambientes da “terra, água e ar”. 

Mas o desenho mesmo foi criado pelo próprio criador, Gottlieb Daimler. A figura foi desenhada em um postal e entregue para a esposa com a seguinte frase embaixo: “um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra”, conta o site oficial da marca. 

Daimler morreu em 1900 e não viu a sua estrela brilhar pelas ruas de Berlin. No primeiro trimestre de 2024, a Mercedes Bens teve lucro de 1,7 bilhão. Os resultados foram divulgados pela própria empresa. 

Continua depois da publicidade

Mais do que um nome, a identidade visual representa o conhecimento mundial de uma ideia. Por mais que os fundadores tenham vivido  apenas uma geração, as marcas atravessam o tempo e são lembradas pelas suas ações e simbologias.  
 

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados