Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O logotipo é responsável por mostrar as características da montadora do veículo | Divulgação
Você provavelmente conhece essas grandes marcas e os seus logos, mas sabia que eles têm significados ocultos? De referências ímpares até símbolos com outro sentido, os designs de grandes marcas são pensados não só para conversar com o público, mas também para manter uma tradição. Veja as principais, confirmadas pelas montadoras.
Continua depois da publicidade
As duas elipses perpendiculares internas não representam somente a inicial da montadora. Essas duas formas ovais representam a relação entre o coração dos clientes com o da empresa.
Os espaços entre os círculos exibem o valor infinito que a Toyota quer transmitir. Já a forma circular externa tem outro significado.
“A oval externa simboliza o mundo que envolve a Toyota. Cada oval é contornada com diferentes espessuras de pinceladas, semelhante à arte com pincel na cultura japonesa”, diz a empresa em seu site oficial.
Continua depois da publicidade
Indo para a Coreia do Sul, a Hyundai criou um logo simples que mostra não só a primeira letra do nome social da empresa, mas também representa uma relação de confiança mútua.
Amplamente conhecido como duas pessoas apertando as mãos - o cliente e a montadora -, a imagem reflete toda a parceria que essa gigante automobilística pretende.
Não só a conexão, mas o formato ondulado em prata mostra uma constante evolução e busca para o progresso.
Continua depois da publicidade
O dinamismo faz parte da política da empresa, com três pilares bem definidos. Um deles está no site oficial no Brasil “Continue Hope, com projetos que colaboram com o desenvolvimento das futuras gerações”.
Os outros dois pilares dizem respeito à mitigação dos impactos ambientais (Continue Earth), e o futuro da mobilidade, principalmente para pessoas com deficiência (Continue Mobility).
Subindo para a Alemanha, o que se vê no desenho da BMW? Um círculo dividido em quatro quadrantes das cores branco e azul.
Continua depois da publicidade
No século XX uma teoria de que o logo representa a hélice de um avião ganhou força depois de uma campanha publicitária da própria BMW.
Em 1929, a montadora anunciou o seu novo motor para aviões e nas hélices era possível ver o logo da empresa. A empresa nunca confirmou essa teoria.
A segunda e mais forte é a representação da bandeira do Estado da Baviera. O Estado não permitia o uso do seu símbolo por marcas, por isso, as cores foram invertidas.
Continua depois da publicidade
A maioria das montadoras japonesas têm o sobrenome do seu criador, mas não é o caso da Subaru. O nome significa “unir” e representa o conglomerado estelar das Plêiades - conhecido como “sete irmãs”, embora somente seis sejam visíveis a olho nú.
Além disso, no desenho da marca, a estrela maior simboliza a Fuji Heavy Industries - empresa mãe original da Subaru -, e as cinco menores as outras empresas que formaram a companhia depois da Segunda Guerra Mundial.
No site de uma das concessionárias oficiais da Subaru,em Las Vegas, a empresa afirma: “No Japão, o aglomerado estelar das Plêiades é significativo. É associado à mudança das estações e aos ciclos agrícolas, representando renovação e crescimento”.
Continua depois da publicidade
Registrado em 1909 pela empresa mãe da Mercedes, a Daimler. O objetivo na época, era de que os motores da empresa dominassem os ambientes da “terra, água e ar”.
Mas o desenho mesmo foi criado pelo próprio criador, Gottlieb Daimler. A figura foi desenhada em um postal e entregue para a esposa com a seguinte frase embaixo: “um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra”, conta o site oficial da marca.
Daimler morreu em 1900 e não viu a sua estrela brilhar pelas ruas de Berlin. No primeiro trimestre de 2024, a Mercedes Bens teve lucro de 1,7 bilhão. Os resultados foram divulgados pela própria empresa.
Continua depois da publicidade
Mais do que um nome, a identidade visual representa o conhecimento mundial de uma ideia. Por mais que os fundadores tenham vivido apenas uma geração, as marcas atravessam o tempo e são lembradas pelas suas ações e simbologias.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade