Entre em nosso grupo
2
Colecionadores pagam altos valores por smartphones raros que já não estão mais em circulação no mercado
05/05/2025 às 13:16
Continua depois da publicidade
Smartphones antigos podem valer uma fortuna; descubra quanto vale um iPhone 2007 | Freepik
Grande parte das pessoas, quando trocam seus celulares, optam por guardar o aparelho antigo, seja por não saber como fazer o descarte correto ou por sentir a necessidade de ter um telefone reserva em caso de alguma emergência.
Continua depois da publicidade
O que estas pessoas não sabem é que estes aparelhos celulares, esquecidos no fundo de uma gaveta, podem valer mais do que sua própria casa.
Pode parecer um absurdo, mas em 2023 um iPhone da primeira geração foi vendido em um leilão por mais de U$ 190 mil, o equivalente a mais de R$ 1 milhão.
O modelo de 4GB, na época em que foi lançado, não atraiu muitos olhares do público. Ficou apenas 2 meses no mercado e logo foi descontinuado quando a Apple lançou o mesmo modelo com o dobro de memória e por apenas U$ 100 a mais.
Continua depois da publicidade
Este detalhe parece insignificante de início, mas o fato do aparelho ter tido pouca circulação no mercado é o que o torna uma raridade.
Antes sonhar em ganhar alguns milhares de reais com a venda de um antigo celular, devem ser considerados alguns fatores:
Para manter seu valor o aparelho não pode conter marcas de uso. Ele deve estar lacrado em sua caixa original, pois assim seu valor como item colecionável se mantém.
Continua depois da publicidade
Nem todos os modelos de smartphones antigos são considerados raros. Mas também não são só iPhones que estão no radar dos colecionadores.
Nokias e Ericssons antigos também estão sendo disputados por amantes de smartphones. Um Nokia 3310, em boas condições, também pode ser vendido por alguns milhares de reais.
A primeira dica é sempre pesquisar o valor de mercado daquele seu antigo celular, pois ele pode pagar suas próximas férias. Mas caso não pague, a segunda dica é pesquisar lojas que aceitam aparelhos antigos como desconto para um novo celular.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade