Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A ilha fica localizada no Oceano Atlântico | Imagem: Reprodução Google Earth
As linhas de latitude e longitude servem para localizar qualquer ponto da Terra por meio de coordenadas geográficas. Mas você conhece a “Ilha Nula”, que está no centro do planeta, na coordenada 0,0?
Continua depois da publicidade
Em um mundo cada vez mais conectado por vias de comércio, as coordenadas terrestres precisam ser as mesmas em todo o planeta: A latitude 0 é a linha do Equador, enquanto o meridiano de Greenwich define a longitude 0.
O que poucas pessoas conhecem é o ponto onde o meridiano e trópico central se encontram. Conheça agora a história da padronização das coordenadas, e o que seria a “Ilha Nula”.
Diversos países tentaram padronizar as coordenadas mundiais para ficarem no centro do mundo. A França gostaria que o ponto 0,0 fosse Paris, enquanto a China gostaria que fosse a própria capital, Pequim.
Continua depois da publicidade
Como mapas são apenas representações do mundo real, a escolha de qual vai ser o ponto 0,0 é apenas uma questão de convenção entre os países que participam.
Foi em 1884 que o então presidente dos Estados Unidos, Chester Arthur, convocou a Conferência Internacional do Meridiano. Foi nessa conferência, que contou com representantes e astrônomos de 25 países, que foi definida a latitude e longitude principal.
A linha do Equador foi escolhida por ficar no ponto central entre o polo norte e sul, e o observatório de Greenwich, Inglaterra, foi escolhido como meridiano principal. Mas onde essas linhas se encontram?
Continua depois da publicidade
A resposta simples é: nada. É apenas um ponto qualquer no Oceano Atlântico, perto da costa oeste da África. A parte interessante é que um um bugs de digitalização no sistema de informações geográficas (SIG) geraram a Ilha Nula.
Com as falhas de digitalização, alguns endereços são corriqueiramente apontados como sendo sem coordenadas, 0,0. Como forma de brincadeira, o conjunto de dados de mapa de domínio público Natural Earth criou a tal ilha, um quadrado de 1 m² para onde vão as "encomendas perdidas".
Você sabia dessa?
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade