Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Muitas atrações podem ser feitas ao redor da estação da Luz | Priscila Zambotto-Wikimedia Commons
O centro de São Paulo é conhecido nacionalmente por sua história. Mas, além da Catedral da Sé, do Pátio do Colégio e do Mosteiro São Bento, existem lugares diferentes para mudar o destino dos rolês. E o melhor, dá para ir de metrô.
Continua depois da publicidade
Entre edifícios importantes da administração municipal e centros comerciais fundamentais, ficam prédios icônicos que preservam a história de São Paulo. Conheça algumas dessas atrações para pensar seus próximos passeios!
O Museu da Diversidade Sexual (MDS) é o primeiro da América Latina dedicado à memória da comunidade LGBTQIA+. Localizado dentro da estação República, na Linha 3-Vermelha do Metrô, o museu foi reaberto em julho de 2024.
“Queremos transformar o modo como a sociedade percebe a comunidade LGBTQIA+ a partir da promoção da Cultura e da Arte”, diz o MDS em seu site.
Continua depois da publicidade
O museu promove exposições temporárias e fixas, dedicadas à memória e aos estudos da diversidade sexual e de gênero. O MDS “se propõe a discutir a diversidade sexual, e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e a promoção de direitos”, afirma a instituição.
O Pátio Metrô São Bento, onde fica a Praça da Colmeia, é um centro comercial com lojas, praça de alimentação e apresentações culturais. Localizada aos pés do Mosteiro São Bento, a Praça tem uma estrutura metálica que simula favos de mel, de onde vem seu nome.
O acesso ao pátio é simples, por dentro do metrô São Bento, do lado da famosa rua 25 de Março. Lá acontecem apresentações culturais com música, dança e artes visuais, além de competições de artistas de rua.
Continua depois da publicidade
A cultura Hip Hop é fundamental para o Pátio, considerado o berço do movimento em São Paulo. Até hoje são feitos encontros para celebrar o estilo e seus artistas diversos.
A estação da luz é conhecida por sua arquitetura e história, além de ser fundamental para as linhas de metrô e trem de São Paulo. Mas poucos sabem que lá dentro há uma passagem estreita que dá acesso à região do Theatro Municipal.
Pela plataforma 1 da área da CPTM, onde passa a linha 7-rubi sentido Jundiaí, existe uma saída com um corredor que termina na frente do Theatro. No prédio, é possível fazer uma visita guiada totalmente gratuita para conhecer a história e as maravilhas do local.
Continua depois da publicidade
Bem perto do Theatro Municipal está o Memorial da Resistência. Localizado na antiga sede do Deops-SP, o museu mostra os horrores da Ditadura Militar brasileira no local onde aconteciam torturas e prisões de inimigos políticos do governo.
O Museu das Favelas homenageia e expõe a história das favelas e sua importância na cultura urbana paulista. Com entrada gratuita, a intenção é trazer as pessoas da periferia para espaços de cultura no centro de São Paulo.
A estação mais próxima é a São Bento, da Linha 1-Azul, mas também é possível ir pela Luz ou pela Sé. O museu fica no Pátio do Colégio, berço da cidade de São Paulo. Ali, a arte é mais do que só um elemento estético, é uma forma de contar histórias de resistência e criatividade.
Continua depois da publicidade
O museu se destaca por suas exposições que falam sobre identidade, desigualdade e o impacto das periferias nas grandes cidades. Outro ponto fundamental são as oficinas do museu e sua biblioteca, focadas em produções de artistas periféricos.
De um túnel depredado e sujo, surgiu um espaço cultural que já tem 20 anos. Localizada no cruzamento da avenida Paulista com a rua da Consolação, a Passagem é palco de exposições, sebos literários e até apresentações universitárias.
É possível encontrar relíquias literárias no sebo permanente de Passagem. É o local ideal para quem quer conhecer mais sobre literatura e comprar livros baratos. As exposições deixam a experiência ainda mais completa e imperdível.
Continua depois da publicidade
Para acessar a passagem, é preciso descer na estação Consolação, da Linha 2-Verde, ou na estação Paulista-Pernambucanas, da Linha 4-Amarela.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade