A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 21 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

A melhor fruta para prevenir gripes e resfriados, segundo especialista

Nutricionista fala sobre qual fruta incomum é capaz de agir no combate de gripes e resfriados

Julia Teixeira

21/07/2025 às 14:10

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Muitos não sabem mas essa fruta é grande aliada da imunidade

Muitos não sabem mas essa fruta é grande aliada da imunidade | Foto: Reprodução/Freepik

É na época do inverno que os brasileiros não só desenterram os agasalhos do armário, mas também mudam seus cardápios para pratos quentes que ajudam a esquentar e revigorar o corpo por dentro e por fora. Dentre todos os alimentos aliados da imunidade, está uma fruta incomum: o caqui.

Continua depois da publicidade

É na época do inverno que os brasileiros não só desenterram os agasalhos do armário, mas também mudam seus cardápios para pratos quentes que ajudam a esquentar e revigorar o corpo por dentro e por fora.
É na época do inverno que os brasileiros não só desenterram os agasalhos do armário, mas também mudam seus cardápios para pratos quentes que ajudam a esquentar e revigorar o corpo por dentro e por fora.
Dentre todos os alimentos aliados da imunidade, está uma fruta incomum: o caqui. Rico em vitamina C e age diretamente na produção dos glóbulos brancos  que são células de defesa do corpo.
Dentre todos os alimentos aliados da imunidade, está uma fruta incomum: o caqui. Rico em vitamina C e age diretamente na produção dos glóbulos brancos que são células de defesa do corpo.
O que muita gente não sabe é que o caqui é rico em antioxidantes naturais como o betacaroteno, licopeno e taninos, que protegem as células do sistema imune, combatem os radicais livres e ainda contribuem para o equilíbrio do intestino  fatores essenciais para uma imunidade alta. Fotos: Reprodução/Freepik
O que muita gente não sabe é que o caqui é rico em antioxidantes naturais como o betacaroteno, licopeno e taninos, que protegem as células do sistema imune, combatem os radicais livres e ainda contribuem para o equilíbrio do intestino fatores essenciais para uma imunidade alta. Fotos: Reprodução/Freepik

Em entrevista para a coluna de Claudia Meireles, do Metrópoles, a nutricionista Sabina Donadelli, especialista em longevidade saudável, conta que a fruta tem atuação surpreendente no que diz respeito ao combate a doenças respiratórias.

Ela conta que o caqui é rico em vitamina C e age diretamente na produção dos glóbulos brancos – que são células de defesa do corpo.

Como o caqui age na imunidade?

O que muita gente não sabe é que o caqui é rico em antioxidantes naturais como o betacaroteno, licopeno e taninos, que protegem as células do sistema imune, combatem os radicais livres e ainda contribuem para o equilíbrio do intestino – fatores essenciais para uma imunidade alta.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo Sabina, a fruta é uma excelente fonte de vitamina A, o que causa impacto positivo quando o assunto é manter a integridade das mucosas e da pele – que funcionam como barreiras de proteção contra vírus e bactérias.

Além das vitaminas e dos antioxidantes, o caqui também é fonte de fibras e minerais importantes como o ferro, potássio, fósforo, cálcio, zinco e manganês, que ajudam na saúde intestinal, no transporte de oxigênio e na regulação da pressão arterial.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados