Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mergulhe na cultura japonesa sem sair do estado de São Paulo | Sturm/Wikimedia Commons
Em 1908, o navio Kasato Maru chegou ao porto de Santos, trazendo o primeiro grupo de imigrantes japoneses, que se espalharam por várias regiões do estado.
Continua depois da publicidade
Mesmo assim, o bairro da Liberdade, na capital paulista, é um dos primeiros lugares que vem à cabeça quando se pensa em cultura japonesa em São Paulo. Mas ele está longe de ser o único.
Se você deseja fugir do óbvio, considere visitar esses pontos turísticos que também mantêm viva a memória e as tradições do Japão.
É no Parque Ibirapuera que fica um dos maiores polos da cultura japonesa em São Paulo. Doado pela comunidade japonesa ao município em 1954, o edifício foi desenhado pelo arquiteto Sutemi Horiguchi com inspiração no Palácio Katsura de Quioto.
Continua depois da publicidade
O espaço abriga exposições permanentes com cerâmicas, trajes de guerreiros, objetos tradicionais e um jardim japonês com lago, carpas e sala de chá. Vale muito a pena conhecer.
Fundada em 1965, a Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka está localizada na Vila Mariana.
Ela reúne descendentes e simpatizantes da província de Osaka, no Japão, para preservar tradições e estreitar os laços entre a cultura brasileira e a japonesa.
Continua depois da publicidade
A instituição também oferece cursos de idioma japonês, práticas de artes marciais, eventos festivos e oficinas culturais.
O Templo KinkakuJi do Brasil é uma réplica do famoso Templo Dourado de Quioto. Localizado no município de Itapecerica da Serra, a menos de uma hora da Capital, ele é cercado por jardins e lagos que remetem à estética japonesa tradicional.
Além disso, o local oferece uma experiência de contemplação e espiritualidade, reunindo visitantes para eventos culturais e momentos de meditação.
Continua depois da publicidade
A Japan House São Paulo fica na Avenida Paulista e foi inaugurada em 2017 como espaço de difusão da cultura japonesa contemporânea.
Quem visita pode explorar exposições temporárias de arte, design e tecnologia, participar de workshops, acessar a biblioteca temática, experimentar pratos típicos no restaurante e visitar a loja de produtos japoneses.
Localizada no bairro do Ipiranga, a Catedral Budista Nikkyoji é um centro espiritual ligado ao Honmon Butsuryu Shu – uma corrente do budismo japonês.
Continua depois da publicidade
Os visitantes podem assistir a cerimônias budistas, participar de momentos de oração, explorar o ambiente arquitetônico e conhecer mais sobre a filosofia e tradições japonesas por meio de palestras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade