A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 23 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

As piores posições para dormir, segundo especialista

Dormir na posição errada pode causar dores intensas e problemas sérios na coluna

Lohe Duarte

23/07/2025 às 11:52  atualizado em 23/07/2025 às 12:03

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Especialista aponta posturas que devem ser evitadas e revela qual é a posição ideal para o sono

Especialista aponta posturas que devem ser evitadas e revela qual é a posição ideal para o sono | Freepik

Dormir mal não significa apenas ter uma noite ruim. A posição em que você se deita pode causar dores crônicas e comprometer a saúde da coluna a longo prazo.

Continua depois da publicidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% da população mundial já sentiu ou ainda vai sentir dores nas costas — e a forma como você dorme pode estar por trás disso.

Um terço da nossa vida é passado dormindo, mas muita gente ignora que a postura adotada na cama tem impacto direto na saúde da coluna.

Segundo o cirurgião de coluna Dr. Luciano Miller, do Hospital Albert Einstein, algumas posições comuns na hora de dormir podem causar sérios danos à coluna vertebral e ao pescoço.

Continua depois da publicidade

De bruços: a pior posição para sua coluna

Deitar de barriga para baixo pode parecer confortável para alguns, mas é a posição mais prejudicial. Além de dificultar a respiração, ela força a musculatura do pescoço e da lombar.

“De bruços, o pescoço e a coluna ficam em posição forçada, sobrecarregando a musculatura cervical e lombar, o que pode provocar dores e tensões ao acordar”, explica Dr. Luciano Miller.

De barriga para cima: atenção para alguns riscos

Essa posição não é a pior, mas também pode trazer problemas, principalmente para quem sofre de apneia do sono, obesidade, hipertensão ou dores nas costas.

Continua depois da publicidade

Nesses casos, o peso da língua pode obstruir as vias aéreas, intensificando roncos e aumentando riscos cardiovasculares.

“Se insistir nessa posição, mantenha os braços esticados ao lado do corpo e use um travesseiro baixo, que respeite a curvatura cervical”, recomenda o especialista.

Cabeça virada de lado: tensão acumulada

Deitar com o pescoço torcido por horas pode causar rigidez e dor intensa ao acordar. O pescoço precisa estar bem alinhado com a coluna, e isso não acontece quando a cabeça fica pendida de lado durante o sono.

Continua depois da publicidade

A sobrecarga na região cervical é inevitável.

Fetal demais: cuidado com o exagero

Dormir encolhido, como na clássica posição fetal, pode parecer aconchegante, mas se exagerar, o efeito pode ser o oposto. Ao se curvar demais, a coluna é comprimida, o que distorce a lombar e impede a expansão do tórax.

Isso resulta em desconforto e até falta de ar durante a noite.

Continua depois da publicidade

Sentado sem apoio: postura arriscada

Em viagens ou cochilos fora de hora, muita gente dorme sentado sem suporte para a cabeça. Isso exige que os músculos do pescoço sustentem o peso da cabeça por muito tempo, o que causa dores cervicais que podem irradiar para outras partes das costas.

“Essa postura leva a dores cervicais e pode irradiar desconforto para outras regiões da coluna”, alerta Dr. Miller.

A posição ideal: de lado e com a coluna reta

Entre todas as opções, dormir de lado com a coluna alinhada é a mais recomendada pelos especialistas. Um travesseiro que preencha o espaço entre o pescoço e o colchão é essencial para manter a curvatura natural da cervical.

Continua depois da publicidade

“Essa postura mantém a coluna alinhada, reduzindo tensões e o risco de dores, tanto no curto quanto no longo prazo”, afirma o cirurgião.

Além de escolher a posição correta, é fundamental prestar atenção a alguns detalhes que fazem toda a diferença na saúde da coluna:

  • Invista em travesseiros adequados à sua forma de dormir.
  • Prefira colchões que acomodem bem o corpo, sem serem duros demais.
  • Evite posições que forcem o pescoço ou comprimam a lombar.

Cuide da sua coluna enquanto dorme

Pequenas mudanças na forma como você dorme podem resultar em grandes melhorias na sua qualidade de vida. Dormir bem, com a coluna protegida, evita dores, melhora a disposição e contribui para um dia a dia mais saudável.

Continua depois da publicidade

Prestar atenção à sua postura noturna é um cuidado simples, mas poderoso para a saúde do corpo como um todo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados