Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Esse ator descobriu o câncer muito depois por não prestar atenção nesse sinal | Foto: Youtube/Reprodução
Conhecido por seu papel na série Dawson’s Creek, James Van Der Beek, de 48 anos, foi diagnosticado com câncer colorretal há um ano e, em entrevista recente, detalhou alguns sinais que ignorou antes de receber o diagnóstico.
Continua depois da publicidade
Esse tipo de câncer, o mesmo que acometeu a cantora Preta Gil, costuma não apresentar sintomas claros e, quando eles surgem, a doença já está em estágio mais avançado.
“Não houve um sintoma ou sinal de alerta, ou algo gritante. Eu estava saudável, em ótima forma cardiovascular, tinha câncer em estágio 3 e não fazia ideia”, relatou o ator ao portal Healthline.
O único sintoma que o ator relatou ter sentido foi uma mudança no hábito intestinal, que ele atribuiu inicialmente ao consumo de café. Ele afirmou que não tinha muito conhecimento sobre a doença e que o diagnóstico só foi possível por meio de exame.
Continua depois da publicidade
A colonoscopia, exame de imagem capaz de rastrear possíveis tumores, é indicada para todas as pessoas a partir dos 45 anos. Ela deve ser repetida a cada cinco ou dez anos, dependendo de fatores individuais, como histórico da doença na família.
A gastroenterologista Carole Macaron apontou ao portal Healthline alguns sinais que as mulheres, em especial, devem observar. Esse tipo de câncer pode causar sangue nas fezes, o que, em alguns casos, pode ser confundido com resquícios da menstruação.
Uma massa pode bloquear o cólon, provocando mudanças no hábito intestinal. Além disso, o formato das fezes também pode se alterar, ficando parecidas com fitas ou tão finas quanto um lápis.
Continua depois da publicidade
“As fibras desempenham um papel importante na saúde do cólon. Quando ele não está saudável, ficamos mais propensos ao desenvolvimento de câncer e de outras doenças inflamatórias”, explicou o médico Ron Quinton ao portal HuffPost.
Esses nutrientes ajudam no bom funcionamento do intestino, aumentando o volume das fezes e impedindo que elas permaneçam por muito tempo no cólon. Isso evita obstruções e reduz o contato com toxinas,
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade